ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO

ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT

Autores

  • Rafael João Ribeiro Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Sani De Carvalho Rutz Da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)
  • André Koscianski Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140311

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Organizador prévio; Curta de animação.

Resumo

A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio.

Meaningful Learning Theory stresses the importance of the link between existing ideas and new information, during the knowledge acquisition process. The efficiency of this process depends, among other factors, on the presence of subsumers. In the absence of these elements, previous organizers may be employed. They are learning resources that help to prepare anchoring ideas. This research investigates the implementation of an advance organizer in the form of a short-length digital animation. We discuss the educational and technical criteria involved in this task. An animation was created for a Physics class and proved to be effective in the role of advance organizer. The paper enumerates guidelines to create a short animation with the function of advance organizer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos. Uma Perspectiva Cognitiva. 1a ed. Editora: Plátano Edições Técnicas. Lisboa, 2003.

AUSUBEL, David P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. Orlando, FL: Grune & Stratton, 1963.

AVGERAKIS, George. Digital Animation Bible. Editora: McGraw-Hill, New York, 2004.

CANTOR, Jeremy; Valencia, Pepe. Inspired 3D Short Film Production. s.l. : Editora: Course Technology PTR; 1 edition., 2004.

CHAMPOUX, Joseph E. Animated Films as a Teaching Resource. Journal of Management Education, Vol. 25, No. 1, 79-100. 2001.

COMPARATO, Doc. Roteiro: Arte e Técnica de Escrever para Cinema e Televisão. Editora: Nórdica, Rio de Janeiro. 1983.

COSTA, Isa. et al. Da pesquisa para a sala de aula: um exemplo em mecânica. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, 6 (2): 105-127, ago. 1989.

FARIA, Wilson de. Aprendizagem e Planejamento de Ensino. Editora: Atica S.A. São Paulo, 1989.

FERRES, Joan. Vídeo e Educação. Editora: Artes Médicas, 2° ed. Porto Algre, 1996.

FITZGERALD, B., The transformation of open source software. MIS Quarterly, Vol. 30 No. 3, pp. 587-598, September 2006.

FORD, Michael; LEHMAN, Alan. Inspired 3D Character Setup. Editora: Course Thechnology PTR, 1a ed. Florence, KY. 2002.

GAZDA, R., FLEMISTER, M. G. Design and Production of Video for Instructional Multimedia: Psychological Implications and Proposed Guidelines. Journal of Visual Literacy, Vol 19, Number 1, 95-98. 1998.

HESS, R. The Essential Blender. Guide to 3D Creation with the Open Source Suite Blender. No Starch Press. San Francisco, USA. 2007.

JOYCE, Bruce R.; WEIL, Marsha. Models of teaching. 5. ed. Boston, Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996.

KOSCIANSKI, A. Changing The Rules: Injecting Content Into Computer Games. In: CIPOLLA-FICARRA, Francisco V. Quality and Communicability for Interactive Hypermedia Systems: Concepts and Practices for Design. S.l: IGI Global, 2010.

MILLERSON, Gerald. Video camera techniques. Media manuals. 2. ed. Great Britain: Focal Press, 1994.

MILLERSON, Gerald. Video production handbook. 3.ed. Great Britain: Focal Press, 2001.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. 186 p.

MULLER, D. A. Designing effective multimedia for physics education. 2008. Doctoral Thesis, School of Physics, University of Sydney, Australia 2008.

NOVAK, Joseph D. Uma Teoria de Educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

OLIVEIRA, João Batista Araújo. Tecnologia Educacional, Teorias da Instrução. Petrópolis, RJ: Vozes Ltda, 1975.

PATOLI, M.Z. et al. (2009) An open source Grid based render farm for Blender 3D. In. Power Systems Conference and Exposition. Seattle, USA:PSCE '09 IEEE/PES, 2009.

RIBEIRO, R. J. Curta de animação como organizadorprévio no ensino da Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.

SALOMON, G. Interaction of Media, Cognition and Learning. Lawrence Erlbaum Associates, 1994.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS