SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING

Autores

  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cezar Silvino Gomes Departamento de Polícia Federal (DPF)
  • Mario Sandro Souza Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Cleyton de Holanda Brito Departamento de Polícia Federal (DPF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140312

Palavras-chave:

Divulgação científica; Ilhas interdisciplinares de racionalidade; Ensino de Ciências.

Resumo

Um dos aspectos da inclusão social é a possibilidade de o cidadão ter a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica é estratégia importante na perspectiva da alfabetização científica. O presente trabalho pretende analisar uma atividade na qual os participantes foram convidados a desvendar a dinâmica de um crime fictício a partir da investigação do local do crime montado por peritos criminais. Apesar de não ter sido concebida como tal, pode-se afirmar que a atividade utilizou a metodologia de ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. Os distanciamentos metodológicos detectados foram consequências da inserção dessa atividade em evento de divulgação científica.

An aspect of social inclusion is the ability of the citizen to have the opportunity to acquire basic knowledge about science and its functioning. Scientific "divulgation" meetings are an important strategy on the perspective of scientific literacy. The present work aims to analyze an activity in which participants of a scientific "divulgation" meeting were invited to unveil the dynamics of a fictional crime prepared by criminal experts. Although not intended as such, it can be affirmed that the activity has made use of the methodology of interdisciplinary island of rationality proposed by Gerard Fourez. The methodological differences detected were consequences of inserting the activity in a scientific "divulgation"meeting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania?. Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996

ALLAIN, Juliana Mezzomo; SCHULZE, Célia Maria Nascimento. A formação de representações sociais de transgênicos: a importância da exposição científica. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 519-530, 2009.

AROCA, Silvia Calbo; SILVA, Cibelle Celestino. Ensino de astronomia em um espaço não-formal: observação do sol e de manchas solares. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1402-1411, 2011.

ASSUMPÇÃO, Adriana M.; GOUVEA, Guaracira. Práticas enunciativas em um evento de divulgação científica em um museu de ciências no Rio de Janeiro. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 49-68, 2010.

BERTOLLI Fo, Claudio. A divulgação científica na mídia impressa: as ciências biológicas em foco. Ciência e Educação, Bauru, SP, v. 13, n. 3, p. 351-368, 2007.

BUENO, WC. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. 1984. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da, Universidade de São Paulo,São Paulo, 1984.

CAMARGO, Brigido Vizeu; BÁRBARA, Andréa; BERTOLDO, Raquel Bohn. A influência de vídeos documentários na divulgação científica do conhecimento sobre Aids. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 179-185, 2008.

CARAMELLO, Gisele Watanabe. et. al. Articulação centro de pesquisa - escola básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica., Revista Brasileira de Ensino de Física São Paulo, v. 32, n. 3, p. 3401-3409, 2010.

DIAS, Ricardo Henrique Almeida; ALMEIDA, Maria José P. M. de. Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes da licenciatura em física., Revista Brasileira de Ensino de Física São Paulo, v. 31, n. 4, p. 4401-4411, 2009.

DIAS, Ricardo Henrique Almeida;. ALMEIDA, Maria José P. M. de A repetição em interpretações de licenciandos em física ao lerem as revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v 12, n. 3, p. 51-64, 2010.

FOUREZ, Gerard. Alfabetizacion Científica y Tecnológica: Acerca de las finalidades de la ensenanza de las ciências. Buenos Aires: Colihue, 1997a.

FOUREZ, Gerárd. Qu'entendre par 'îlot de rationalité' et par 'îlot interdisciplinaire de rationalité. Aster, n. 25, p. 217-225, 1997b.

FOUREZ, Gérard. Se représenter et mettre en oeuvre l'interdisciplinarité à l'école. Revue des sàences de l'éducation, vol. 24, n° 1, p. 31-50, 1998.

FOUREZ, G., V. LECOMPTE, D. GROOTAERS, P. MATHY e F. TILMAN. Alphabétisation scientifique et technique. Essai sur les finalités des sciencies. Bruxelas: De Boeck-Wesmael. 1994

GERMANO, Marcelo Gomes. POPULARIZAÇÃO DA CIENCIA COMO AÇÃO CULTURAL LIBERTADORA. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL

PAULO FREIRE, 5., 2005. Recife:CIPF. Anais... Recife, 2005.

GOMES, Luciano Carvalhais; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos César Danhoni. Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 16, n. 2, p. 341-353, 2010.

JORGE, Juliana; ESCOLANO, Ângela Coletto Morales; CASSIOLATO, Ana Maria Rodrigues. Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011.

KÖRBES, Clecí; INVERNIZZI, Noela. Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de São Paulo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 485-508, nov2010/fev 2011

LUIZ, Olinda do Carmo. Jornalismo científico e risco epidemiológico. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 717-726, 2007.

MELLO, Fernanda Torello de; MELLO, Luiz Henrique Cruz de; TORELLO, Maria Beatriz de Freitas. A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo conhecimento., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 11, n. 3, p. 395-410, 2005.

MOREIRA, Ildeu de Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16, abr./set. 2006

MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. (En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. História, ciência e saúde, Manguinhos, RJ, v 13 (suplemento), p. 291-307, 2006.

NEHRING, Cátia Maria. et .al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos., ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2002.

PERTICARRARI, André. et al. O uso de textos de divulgação científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 16, n. 2, p. 369-386, 2010.

PINHEIRO, Terezinha de Fátima, PINHO ALVES, José de Filho. Ilhas de racionalidade: experiências interdisciplinares na segunda série do ensino médio. IN: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., 2005. Lajeado, RS: GPFP. Anais... Lajeado, 2005.

PINHO ALVES, José de Filho; SOUZA, Francislê Neri de. Analisando os padrões de questionamento presentes na ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. IN: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência,7., 2009. Florianópolis: ENPEC. Anais..., Florianópolis, 2009.

PINTO, Gisnaldo Amorim. Literatura não canônica de divulgação científica em aulas de ciência., ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v. 11, n. 2, 2009.

RIBEIRO, Maria das Graças. Museu de ciências morfológicas: um lugar diferente na Universidade Federal de Minas Gerais. História, Ciência e Saúde, Manguinhos, RJ, v. 12 (suplemento), p. 339-348, 2005.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, Viçosa, v. 29, n. 3, p. 611-620, 2006.

SILVA, Leandro Londero da; PIMENTEL, Naida Lena; TERRAZAN, Eduardo. As analogias na revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 163-181, 2011.

SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAIDE, Ana Raquel Pereira de; FREIRE, Morgana Lígia de Farias. Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos. Educar, n. 34, p. 251-262, 2009.

SOUZA, Daniel Maurício Viana de. Museus de ciência, divulgação científica e informação: reflexões acerca de ideologia e memória. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 155-168, 2009.

STRACK, Ricardo; LOGUÉRCIO, Rochele; DEL PINO, José Claudio. Percepção de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 15, n. 2, p. 425-442, 2009.

SULAIMAN, Samia Nascimento. Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos., Ciência e Educação Bauru, SP, v. 17, n.3, p. 645-662, 2011.

TOMAZZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Juliê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela. O que é e que faz ciência? Imagens sobre atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio - Pesq. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v 11, n. 2, 2009.

TUCHERMAN, Ieda; CAVALCANTI, Celina C. B.; OITICICA, Luiza Trindade. Revistas de divulgação científica e ciências da vida: encontros e desencontros. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Pinheiros, SP, v. 33, n. 1, p. 277-295, 2010.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS