A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS

THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS

Autores

  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140313

Palavras-chave:

Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.

Resumo

No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil.

In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.

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Publicado

2012-10-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS