A REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DE LICENCIANDOS AO PROCESSO

THE RESTRUCTURING OF THE PEDAGOGICAL PROGRAM OF A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY'S DEGREE IN PHYSICS EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF FUTURE TEACHERS TO THE PROCESS

Autores

  • Sergio Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renato Carlos Tonin Ghiotto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • João José Caluzi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Armando Xavier Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Elisabete Aparecida Andrello Rubo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lígia de Oliveira Ruggiero Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140314

Palavras-chave:

Formação de Professores de Física; Análise do discurso; Reestruturação curricular.

Resumo

Relatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.

We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. W.Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Tradução de Maria Isabel Edelweiss Bujes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Luiz Fernando Gonçalves Pereira. Título do original em inglês: The structuring of pedagogic discourse. Petrópolis: Vozes, 1996. v. 4 - Class, Codes and Control.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n0 1.304: Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Aprovado em 06 nov 2001, homologado em 04 dez. 2001. Publicado no DOU em 07 dez. 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n0 009: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Aprovado em 8 maio 2001, homologado em 17 jan. 2002. Publicado no DOU em 18 jan. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n0. 9: estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física. Aprovada em 11 mar. 2002. DOU de 26 mar. 2002. Seção 1, p. 12.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n0. 1: institui Diretrizes curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Aprovada em 18 fev 2002. DOU de 9 abr. 2002. Seção 1, p. 31. Republicada por ter saído com incorreção do original no DOU de 4 mar. 2002. Seção 1, p. 8.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n0. 2: institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Aprovada em 18 fev. 2002. DOU de 4 mar. 2002. Seção 1, p. 9.

BRASIL. Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

CAMARGO, S. Prática de ensino de Física: marcas de referenciais teóricos nos discursos de licenciandos. Bauru: UNESP, 2003. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência)- Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru, 2003.

CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências, v. 3, n. 3, p. 33-56, set./dez., 2003.

CAMARGO, S. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. 2007. 288f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2007. (Essa tese está disponível o seguinte endereço eletrônico: http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=123)

CAMARGO, S.; NARDI, R.Estudando o Processo de Reestruturação Curricular de um Curso de Licenciatura em Física. In: Bastos, F. e Nardi, R. (Org.) Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras Editora, 2008 (Educação para a Ciência, 8), p. 53-81.

CARVALHO, A. M. P. e GIL PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CARVALHO, L.M.; LEITE, Y.U.F.;; NARDI, R. PENTEADO, M.G.; SILVA M.H. G.F.D e TANURI, L.M. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances - Estudos Sobre Educação, v. 9, n. 9/10, p. 211-232, 2003.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: delsaber sabio alsaber Traducción: Claudia Gilman - Titulo Original: La transpocicion didactique. Du Savoir savant au savoir enseigné. Buenos Aires: Aique, 1991. (Colección dirigida por Mario Carretero, Catedrático de Psicologia Cognitiva de la Universidad Autónoma de Madrid).

CORTELA, B. S. C. Formadores de professores de Física: uma análise de seus discursos e como podem influenciar na implantação de novos currículos. Bauru, UNESP, 2004, 268f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2004.

CUNHA, M. I. Aportes teóricos e reflexões da prática: a emergente reconfiguração dos currículos universitários. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na Universidade. 2 ed. Campinas: Papirus, 1998, v. 1, p. 27-38.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (coleção leitura).

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 4a. ed. Tradução de Attílio Bruneta. Petrópolis: Vozes, 2001.

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: Vidas de professores. NOVOA, A. (Org.). Tradução de Maria dos Anjos Casseiro e Manuel Figueiredo Ferreira. Porto: Porto Editora, 1992, p. 63-78.

LOPES, A. C.;MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002 (Série Cultura, Memória e Currículo).

LÜDKE, M. e CRUZ, G. B. da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: v 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago.,2005.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (Org.) Currículo, cultura e sociedade. 7a. ed. Tradução de Maria Ap. Baptista. São Paulo: Cortez, 2002.

NOVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NOVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 13-34.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2001.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 4..ed. Campinas: Pontes Editores, 2002.

ORLANDI, E. P. Interpretação: Autoria, Leitura e Efeitos do trabalho Simbólico. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

PECHEUX, M. Semântica e Discurso: uma critica a afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. (Coleção repertórios).

PECHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi - 3a. ed .Campinas: Pontes, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 156p.

VILLANI, A. Reflexões sobre o ensino de Física no Brasil: práticas, conteúdos e pressupostos. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v.6, n. 2, p. 76-95, dez. 1984.

VILLANI, Alberto e PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Quantas dimensões tem a escola real? Revista Brasileira de Ensino Física. [online]. 2002, vol.24, n.1, pp. 1-2.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS