O CARAMUJO AFRICANO EM CONTEXTO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTUDO DA HELMINTOFAUNA ASSOCIADA AO CARAMUJO EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)

THE AFRICAN SNAIL IN SCHOOL CONTEXT: THE PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS AND THE HELMINTHOLOGICAL FAUNA STUDY ASSOCIATED WITH THE SNAIL IN BARRA DO PIRAÍ (RJ)

Autores

  • Zilene Moreira Pereira Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Silvana Carvalho Thiengo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Simone Monteiro Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140317

Palavras-chave:

Percepção de estudantes; Caramujo africano; Ensino de Ciências.

Resumo

O trabalho investiga as percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a espécie Achatinafulica (caramujo africano) e os riscos que esse molusco oferece para a população no município de Barra do Piraí (RJ). A pesquisa envolveu a aplicação de questionários, grupos focais e observações de campo, além do estudo parasitológico de exemplares do molusco na localidade. Foi identificada a presença de caramujos infectados com nematódeos de interesse médico-veterinário e evidenciado que os alunos têm uma percepção negativa em relação ao caramujo, havendo predomínio de divergências entre suas percepções e o conhecimento científico. Com base nas contribuições do estudo das percepções e da Teoria da Aprendizagem Significativa, são propostas orientações para o planejamento de estratégias de ensino em contexto escolar.

The study investigates elementary students' perception of the species Achatina fulica (African snail) and the risks this mollusc may pose to the population of Barra do Pirai - in the state of Rio de Janeiro. The research involved questionnaires, focus groups and field observations, besides A. fulica specimens parasitological analysis. The results indicated the presence of snails infected with nematodes of medical and veterinary interest in the locality. The students have a negative perception of the snail, and there is great difference between their perceptions and scientific knowledge. Based on the contributions of the perceptions study and of Meaningful Learning Theory, guidelines are suggested so that strategies for teaching the content regarding the African snail at school environment can be developed.

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Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

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