INSERÇÃO DE CONCEITOS E EXPERIMENTOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE VIGOTSKI

INSERTION OF PHYSICS CONCEPTS AND EXPERIMENTS IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL: AN ANALYSIS IN THE LIGHT OF VIGOTSKI'S THEORY

Autores

  • Sergio Luiz Bragatto Boss Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB)
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • João Mianutti Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • João José Caluzi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140318

Palavras-chave:

Experimentos de Física; Ensino Fundamental; Vigotski.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a importância educativa do ensino de conteúdos de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma experiência didática com alunos do 5° ano, em que foram utilizados cinco experimentos sobre eletricidade e magnetismo. O referencial teórico utilizado foi a psicologia sócio-histórica, sobretudo os estudos de Vigotski sobre a formação de conceitos. Pode-se afirmar que o ensino de Física e o uso de atividades experimentais nas séries iniciais não podem, a rigor, serem associados simplesmente ao ensino dos conceitos científicos, mas explorados tendo como horizonte o desenvolvimento da criança.

In this paper, we analyze the educational importance of teaching Physics in the early grades of elementary school from a teaching experience with students of 5th grade, using five experiments on electricity and magnetism. The theoretical framework used was the socio-historical psychology, especially Vigotski's studies on concept formation. It can be stated that the teaching of Physics and the use of experimental activities in the early grades cannot be simply associated to the teaching of certain scientific concepts, but should be explored bearing in mind the child's development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, 2003.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. cap. IV, p. 150-206.

BOSS, S. L. B. et al. O uso de experimentos de Física no início da Educação Fundamental: uma análise à luz da psicologia sócio-histórica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba: Sociedade Brasileira de Física. Anais eletrônicos... Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/atas/resumos/T0065-1.pdf>. Acesso em: 20 maio 2012.

BOSS, S. L. B. et al. Experimentos de Física no Ensino Fundamental: uma análise à luz da psicologia sócio-histórica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010, Aguas de Lindóia/SP: Sociedade Brasileira de Física Anais eletrônicos... Aguas de Lindóia/SP, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0046-2.pdf>. Acesso em: 20 maio 2012.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental, o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

DUARTE, N. Vigotski e o "aprender a aprender" - crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria de vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.

DUARTE, N. Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

GASPAR, A. Experiências de ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Atica, 2005.

GASPAR, A. Museus e centros de Ciências. In: ARAÚJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M. A. (Orgs.). Divulgação àentífica e ensino de ciência. São Paulo: Escrituras, 2006. cap. VI, p. 141-189.

GONÇALVES, M. E. R. O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau. 1991. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, Instituto de Física, Departamento de Física Experimental, São Paulo, 1991.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LURIA, A. R. A construção da mente. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. - 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

SAVIANI, D. Pedagoga Histórico-crítica: primeiras aproximações. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1994. (Coleção educação contemporânea).

SCHROEDER, C. A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental., Revista Brasileira de Ensino de Física São Paulo, v. 29, n. 1, p. 89-94, 2007.

SFORNI, M. S. F.; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-229, 2006.

SOUZA FILHO, M. P.; BOSS, S. L. B. MIANUTTI, J.; CALUZI, J. J.Sugestão de experimentos referentes à eletricidade e magnetismo para utilização no Ensino Fundamental, Física na Escola, São Paulo, v. 12, n. 1, 2011.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia de pesquisa científica. Curitiba: IESDE Brasil, 2007.

VIGOTSKI, L. S. La genialidade y otros textos inéditos. Buenos Aires: Editorial Almagesto, 1998.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente, o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas IV - Psicologia infantil. Madrid: Visor Dist., 1996.

WERTSCH, J. V. The Zone of Proximal Development: Some Conceptual Issues, In: Rogoff, B. e Wertsch, J. V. (ed.). Childrens Learning in the "Zone of Proximal Development" - New Directions to Child Development, n° 23, S. Francisco, Bass, Março, 1984.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE