AN ACTIVITY THEORY-BASED ANALYTIC FRAMEWORK FOR THE STUDY OF DISCOURSE IN SCIENCE CLASSROOMS
UMA ESTRUTURA ANALÍTICA BASEADA NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA INVESTIGAR O DISCURSO EM SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140202Palavras-chave:
Metodologia para análise do discurso; Teoria da atividade; Sociolinguística; Linguística textual.Resumo
In this paper we introduce a new framework and methodology to analyze science classroom discourse and apply it to a university physics education course. Two fields of inquiry were adapted to develop the framework: activity theory and linguistics. From activity theory we applied levels of analysis (activity, actions, and operations) to organize and structure the discourse analysis. From the field of linguistics we used resources from sociolinguistics and textual linguistics to perform analysis at the action and operation levels. Sociolinguistics gave us criteria to introduce contextualization cues into analysis in order to consider ways that participants segmented their classroom conversations. Textual linguistics provided a basis for categories of language organization (e.g, argumentation, explanation, narration, description, injunction, and dialogue). From this analysis, we propose an examination of a teacher's discourse moves, which we labeled Discursive Didactic Procedures (DDPs). Thus, the framework provides a means to situate these DDPs in different types of language organization, examine the roles such DDPs play in events, and consider the relevant didactic goals accomplished. We applied this framework to analyze the emergence and development of an argumentative situation and investigate its specific DDPs and their roles. Finally, we explore possible contributions of the framework to science education research and consider some of its limitations.
Neste artigo introduzimos uma nova estrutura e metodologia para analisar o discurso em salas de aula de ciências e a aplicamos para analisar um curso de formação de professores de física. Dois campos de pesquisa foram adaptados para desenvolver a estrutura analítica: teoria da atividade e linguística. Da teoria da atividade aplicamos os níveis de análise (atividade, ações e operações) para organizar e estruturar as análises do discurso. Do campo da linguística utilizamos recursos da sociolinguística e da linguística textual para realizar análises nos níveis da ação e da operação. Da sociolinguística utilizamos as pistas de contextualização para considerar os modos pelos quais os participantes segmentaram as suas conversações de sala de aula. A linguística textual nos proveu com um conjunto de categorias para analisar os modos de organização da linguagem (e.g., argumentação, explicação, narração, descrição, injunção e diálogo). A partir dessa análise, propomos o exame dos movimentos discursivos do professor, os quais chamamos de Procedimentos Discursivos Didáticos (PDD). Deste modo, a estrutura oferece meios para situar esses PDD em diferentes modos de organização da linguagem, examinar as funções que os PDD cumprem em eventos e considerar os objetivos didáticos relevantes que são satisfeitos. A estrutura analítica foi aplicada para analisar a emergência e desenvolvimento de uma situação argumentativa e investigar os seus PDD específicos e as suas funções. Finalmente, exploramos as possíveis contribuições da estrutura para a pesquisa em educação em ciências e consideramos algumas das suas limitações.
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