EDUCAÇÃO E TECNOCIÊNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS INVESTIGATIVAS AOS ESTUDOS CURRICULARES

EDUCATION AND TECHNOSCIENCE IN CONTEMPORARY BRAZIL: INVESTIGATIVE PERSPECTIVE TO CURRICULUM STUDIES

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140203

Palavras-chave:

Educação; Tecnociência; Estudos curriculares.

Resumo

O presente texto apresenta um breve estudo acerca das rela ções entre educação e tecnociência no Brasil contemporâneo. Inicial mente, foram examinadas as condições culturais que operam na inserção dessas temáticas nas práticas contemporâneas em educação. A seguir, estabeleceu-se um mapeamento das principais tendências investigativas na área, tomando como material analítico dissertações e teses produzi das no país no período entre 2004 e 2009. Três tendências investigativas mostraram-se predominantes: práticas escolares, políticas curriculares e tecnológicas e dinâmicas culturais e sociabilidades contemporâneas. Finalmente, procurou-se estabelecer algumas perspectivas investigativas no campo, bem como alguns pressupostos investigativos para os estudos dos currículos escolares e suas políticas na contemporaneidade.

This paper presents a brief study of the relationship between education and Technoscience in contemporary Brazil. Initially, we examine the cultural conditions that operate in the insertion of these themes in contemporary practices in education. Next, we aim to establish a mapping of the main investigative trends in the area, using as a corpus dissertations and theses produced in Brazil between 2004 and 2009. Three investigative tendencies are prevalent: school practices, curricular and technology policies, and contemporary cultural dynamics and sociability. Finally, we seek to establish some investigative perspective in the field, as well as some investigative assumptions for the studies of school curricula and their contemporary policies.

 

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Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS