HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
HISTORY OF THE INITIAL TEACHER TRAINING: DIALOGUES WITH THE SCHOOL SUBJECT SCIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140206Palavras-chave:
Educação em Ciências; História do currículo; Formação de professores de Ciências.Resumo
O artigo apresenta um estudo histórico acerca dos cursos de Licenciatura na área de Ciências Naturais no Brasil e, em particular, das propostas de Licenciaturas Curtas implementadas nas décadas de 1960-70. Apoiado em referenciais do campo do currículo, problematizam-se rela ções e conflitos que se estabeleceram na proposição das licenciaturas cur tas, relacionando-os com as demandas históricas por escolarização e com as especificidades da disciplina escolar Ciências. A análise dos argumentos produzidos no interior da comunidade acadêmica face a essas propostas e sustentados a partir de perspectivas epistemológicas e curriculares confli tantes é igualmente apresentada. Argumenta-se que o estudo da formação docente - suas concepções e modelos formativos - requer analisar tanto sua dimensão macrossocial quanto as relações mais específicas que confi guram a disciplina escolar.
The article presents a historical study about the initial teaching training courses of science teachers in Brazil, especially some proposals implemented during the 1960-70, known as "Licenciaturas Curtas". The article discusses the conflicts that happened during the time of the proposals, relating them not only to historical schooling demands, but also to relationships between the courses and the school subject science. The discourses produced within the academic community showing conflicts among epistemological and curricular perspectives are also examined in the article. The historical analysis suggest that the study of the initial teacher training courses - their concepts and educational models - demands to take into consideration not only macro social perspectives but also specific relationships with the school subjects.
Downloads
Referências
ANDRADE, Everardo Paiva de; AYRES, Ana Cléa Moreira; SELLES, Sandra. E. Não só do seu préstimo, mas dos seus costumes: provisão e formação de professores no Brasil. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - POLÍTICA, CONHECIMENTO E CIDADANIA, 6., 2004, Rio de Janeiro: ANPEd/FCPGERS. Anais... Rio de Janeiro, 2004.
AYRES, Ana Cléa Moreira. Tensão entre Matrizes: um estudo a partir da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Orientadora: Sandra Lúcia Escovedo Selles. 2006. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2006.
AYRES, Ana Cléa Moreira. et. al. Disciplina escolar Ciências e Formação de professores: aproxi mações sócio-históricas nas licenciaturas de curta duração. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre: PUC- RS. Anais... Porto Alegre, 2008, p.1-20,
BARRA, Vilma Marcassa; LORENZ, Karl Michael. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950 a 1980. Ciência & Cultura, São Paulo, v 38, n. 12, p. 1970-1983, jul. 1983.
BONARDI, M. C. S. Faculdade Nacional de Filosofia um estudo da formação do professor secundário. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990.
CAMPAGNOLI, Rafaela Campos; SELLES, Sandra Escovedo. Produção Curricular nos anos 1950/70: Tradução e adaptação da Versão Verde dos BSCS. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2008. Porto: Universidade do Minho. Anais... Porto, 2008, p.1-12.
CASSAB, Mariana. A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição. Orien tadora: Sandra Lucia Escovedo Selles. 2011. 240f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2011.
CASSAB, Mariana;. SELLES, Sandra Escovedo Investigando os rumos curriculares da disciplina História Natural no Colégio Pedro II: as atas de concursos para professores como fonte histórica. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v 3, n. 6, p. 237-258, jul/dez. 2008.
CUNHA, Luís Antônio. Polivalentes ou Polichinelos?. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 420-428, abr. 1977.
DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: política social e racial no Brasil - 1917-1945. São Paulo: Edi tora UNESP, 2006. 400 p.
DEBOER, George E. A history of ideas in science education: implications for practice. New York: Teach ers College, 1991. 269 p.
FÁVERO, Maria de Lourdes (org.). Universidade do Brasil: guia dos dispositivos legais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ Inep, 2000. Vol. 2.
FERREIRA, Marcia Serra. A história da disciplina escolar Ciênàas no Colégio Pedro II (1960-1980). Orien tador: Antonio Flávio Barbosa Moreira. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
HAMBURGER, Amélia Império. Alguns dilemas da Licenciatura., Ciência e Cultura São Paulo, v. 35, n. 3, p. 307-313, mar. 1983.
KRASILCHIK, Myriam. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
LIMA-TAVARES, Daniele;. SELLES, Sandra Escovedo Trajetórias da formação docente: o caso da Licen ciatura Curta em Ciências nas décadas de 1960 e 1970. ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1,, 2007, Niterói: FEUFF. Anais... Niterói-RJ, 2007, p. 1-12.
LIMA-TAVARES, Daniele A. Trajetórias da formação docente: o caso da Licenciatura Curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Edu cação, Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ, 2006.
LINHARES, Célia; SILVA, Waldeck Carneiro. Formação de professores: travessia crítica de um labirinto legal. Brasília: Plano Editora, 2003.
MACEDO, Elizabeth & LOPES, Alice Casimiro. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A. C. & MACEDO, E. (orgs.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
NUNES, Clarice. O "velho" e "bom" ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 35-60, mai./ago. 2000.
PEPE, Alda Muniz. A formação do professor de Ciências - Mudanças em discussão. Revista Brasileira de Física, São Paulo, volume especial, n. 1, jul. 1976.
ROMANELLI, Otaíza. História da Educação do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1984.
SÁ, Dominichi Miranda. A Ciência como profissão - Médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895 1935). Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.
SELLES, Sandra Escovedo;. FERREIRA, Marcia Serra O professor de Ciências e o movimento renovador dos anos 1950/70. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCA ÇÃO. 7., Porto: Universidade do Minho. Anais... Porto, 2008. p.1-12.
SELLES, Sandra Escovedo. A produção dos BSCS: livros didáticos e história da disciplina escolar Biologia. Simpósio INTERNACIONAL: LIVRO DIDATICO - EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 1., São Paulo: FEUSP. Anais... São Paulo, 2007. p. 1-17.
VICENZI, Lectícia Josephina Braga de. A fundação da Universidade do Distrito Federal e seu sig nificado para a educação no Brasil. Forum Educacional. Rio de Janeiro, v.10, n.3, jul./set. 1986. Dis ponível em: <http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/federal.html>. Acesso em 7 jul. 2010.