UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS
USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140207Palavras-chave:
Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.Resumo
Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos.
This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra (orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
GARCIA-MILÁ, Mercé. O ensino e a aprendizagem das ciências físico-naturais: uma perspectiva psicológica. In: COLL, Cesar; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. Vol. 2. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador na contradição. Revista da FAEEBA - Educação e contemporaneidade. Salvador: v. 17, n. 30, p. 17-31, jul/dez. 2008.
CALLISTERJR, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2002.
COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro e. PALACIOS, Jesus Desenvolvimento psicológico e educação: Psicolo gia da educação escolar. Vol. 2. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DODGE, B. Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet. The Distance Educator, v.1, n° 2, 1995.
MARTIN, Elena; SOLE, Isabel. Aprendizagem significativa e a teoria da assimilação. In:; COLL, Cesar MARCHESI, Álvaroe. PALACIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicolo gia da educação escolar Vol. 2. Porto Alegre: Artmed, 2004.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura de aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 2002.
REZENDE, Flávia. ENSAIO. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva con- strutivista. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, volume 02, numero 01, p.75-98, março 2002.
SANTOS, J. C. F. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SILVA, José Carlos Tavares da. Um modelo para avaliação de aprendizagem no uso de ferramentas síncronas em ensino mediado pela WEB. Orientador: Bruno Feijó. 2004 181 f. Tese ( Doutorado) - Departamento de Informática , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC_RJ), Rio de Janeiro, 2004.
WEYMAR, R. R. Webquest, Blogquest: Ferramentas para Pesquisa Web. In: SIMPÓSIO IN TERNACIONAL, 3. ; FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2009, Canoas/RS: ULBRA. Anais... Canoas, 2009