CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO

SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Inez de Oliveira Araújo Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013140208

Palavras-chave:

Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.

Resumo

Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional.

As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice.

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Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS