POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA

EDUCATIONAL POLICIES, PARTICIPATION AND DEMOCRATIC MANAGEMENT OF THE BRAZILIAN SCHOOL IN CONTEMPORANEITY

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Antonio Bosco de Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140104

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Gestão Democrática; Participação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os condicionantes sócio-históricos das políticas educacionais no Brasil, o entendimento da participação como um dos canais do processo democrático e a gestão democrática da escola a partir da década de 1990. Utilizamos como caminho metodológico o materialismo histórico-dialético com o intuito recorrente de problematizar os elementos desveladores do objeto or ganizados em três eixos, a saber, a) políticas educacionais no Brasil: consensualidade e naturalização; b) participação e democracia induzidas na e para a escola no Brasil; e c) gestão democrática: olhares e leituras de mundo. O estudo evidenciou a necessi dade de processos emancipatórios e políticos da escola no Brasil não condicionados por sua redução à lógica do mercado, mas orientados pelo processo de construção permanente da consciência coletiva e emancipação na razão libertadora do homem.

This article aims to analyze the socio-historical conditions of educatio nal policies in Brazil, the understanding of participation as one of the channels of the democratic process and democratic administration of the school since the 1990s. We used as a methodological path historical and dialectical materialism in order to ques tion the applicant unveiled elements of the object held in three axes, namely a) edu cational policies in Brazil: consensuality and naturalization; b) participation and de mocracy in the induced and the school in Brazil; and c) democratic management: views and readings of the world. The study showed the need for emancipatory and political processes of the school in Brazil is not conditioned by its reduction to the market logic, but on the process of ongoing construction of collective consciousness and emancipation in the ratio of liberation of man.

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Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS