CONTRIBUIÇÕES DA RECONSTRUÇÃO RACIONAL DIDÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÕES EPISTEMOLOGICAMENTE MAIS ACEITÁVEIS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E DO PROGRESSO CIENTÍFICO

CONTRIBUTIONS OF DIDACTIC RATIONAL RECONSTRUCTION IN THE DEVELOPMENT OF MORE ACCEPTABLE EPISTEMOLOGICAL CONCEPTIONS ON THE NATURE OF SCIENCE AND SCIENTIFIC PROGRESS

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140105

Palavras-chave:

Reconstrução Racional Didática; História e Filosofia da Ciência; Ensino Médio.

Resumo

Este estudo insere-se na linha de pesquisa das concepções sobre a natu reza da ciência (CNC) no ambiente escolar. Mais especificamente, naquele professor de ciências naturais que diz não se interessar pela filosofia, normalmente se nota uma tendência de se entender e se ensinar uma visão de ciência pronta/acabada e imutá vel, que influencia diretamente a concepção de ciência nos estudantes. Realiza-se a aplicação de uma reconstrução racional didática no ensino médio cujos resultados vão ao encontro da concepção educacional mais epistemologicamente aceitável sobre a natureza da ciência como algo provisório, variável e controverso.

This study inserts itself in the research line conceptions on the nature of the science (CNC) in the school atmosphere. More specifically, on that teacher of natural sciences who claims not to be interested in philosophy, it is usually noticed a tendency to understand and to teach a vision of a ready/ finished and unalterable science, which directly influences the students conception of science. Discussed here is the application of a didactic rational reconstruction in high school, the results of which are compatible with a more epistemologically acceptable educational concep tion on the nature of science as something provisory, variable and controversial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Editora Martins Fontes: São Paulo, 2000.

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, v.13, pp. 179-195, 2004.

BASSO, D.; FASOLO, P. Física 1 - novo programa para o ensino de Física. Porto Alegre: Editora Sulina, 1968.

BLANCO, R.; NIAZ, M. Baroque tower on gothic base: a lakatosian reconstruction of student's and teachers' understanding of structure of the atom., Science & Education 7: pp. 327-360, 1998.

CHALMERS, A. F. A Fabricação da Ciência. São Paulo: Editora Unesp, 1994.

DAMPIER, W. C. História da Ciência - e das suas relações com a filosofia e a religião. 2a edição. Lisboa : Editorial Inquérito Limitada, 1945.

DELIZOICOV, D. Editorial - Sobre a produção do conhecimento científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 3: pp. 182-183, dez. 1996.

DOBSON, K. Is physics debatable? Physics Education, v.35, n.1 (2000).

HARRIS, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3: pp. 197-211 (1999).

IZQUIERIDO-AYMERICH, M.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Epistemological Foundations of School Science. Science & Education, 12, pp. 27-43 (2003).

KUHN, T. 'Notas sobre Lakatos'. In Lakatos, Imre et al. - História de la cienciay sus recons- trucciones racionales, pp. 79-95. Tecnos: Madrid, 1974.

KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. 3a edição. São Paulo: Editora Perspectiva S. A, 1994.

LAKATOS, I. The methodology of scientific research programmes. Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press (1978).

MÃNTYLÀ, T.; KOPONEN, I. T. Understanding the Role of Measurements in Creating Physical Quantities: A Case Study of Learning to Quantify Temperatura in Physics Teacher Education. Science & Education 16, pp.291-311 (2007).

MATTHEWS, M. R. Science Teaching - The role of history and philosophy of science. New York: Routledge (1994).

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação., Caderno Catarinense de Ensino de Física v. 12, n. 3: pp. 164-214, dez. 1995.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse cami nho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1: pp. 112-131, abr. 2007.

MARTINS, R. A. Como Não Escrever Sobre História da Ciência - um manifesto historiográfico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, mar. 2001.

MARTINS, R. A. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

NIAZ, M. & RODRIGUEZ, M. A. Improving learning by discussing controversial in 20th century physics., Physics Education pp. 59-63, jan. 2002.

PEREIRA, A. I.; AMADOR, F. A história da ciência em manuais escolares de ciências da natureza. Revista Eletrônica de Enseñanga de las Ciências, v. 6, n. 1 (2007).

PONCZEK, R. L. Pode a Física ser um bom árbitro para questões epistemológicas?, Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 26, n. 2: pp. 295-313, ago. 2009.

POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.

SILVA, O. H. M. Um estudo sobre a estruturação e aplicação de uma estratégia de ensino de Física ins pirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para auxiliar a preparar os estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções eivais. 2008. Tese (Doutorado em Ensino de Ciên cias e Educação Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru-SP. 2008.

SILVA, O. H. M.; NARDI, R.; LABURÚ, C. E. Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma Reconstrução Racional Didática. EN SAIO, v. 10, n. 1, pp: 9-22, jul. 2008.

SILVA, O. H. M.; NARDI, R. LABURÚ, C. E.Um estudo da preparação dos estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais numa estratégia de ensino de Física inspirada em Lakatos. ENSAIO, v. 10, n. 2, pp: 193-207, dez. 2008.

SILVA, O. H. M.; NARDI, R. LABURÚ, C. E.Um estudo dos avanços conceituais dos estudantes sobre calor e temperatura decorrentes da aplicação de uma estratégia de ensino inspirada na teoria de Lakatos. Revista Eletrónica de Investigación em Educación en Ciencias. V 5, n. 1: pp. 1-18, jul. 2010.

SILVA, O. H. M.; LABURÚ, C. E.Inserções de componentes históricos e filosóficos em disciplinas das ciências naturais no ensino médio: reflexões a partir das controvérsias historiográficas entre Kuhn e Lakatos. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias. V. 5, n. 2: pp. 69-81, dez. 2010.

SILVEIRA, F. L.; OSTERMANN, F. A insustentabilidade da proposta indutivista de "des cobrir a lei a partir de resultados experimentais"., Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 19, número especial: pp. 7-27, jun. 2002.

VALENTE, M. Contributo da história e filosofia das ciências para o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico. Enseñanza de las ciencias, número extra, VII Congresso (2005). Disponível em: <http://ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/material/comuni_orales/1_ense_ciencias/1_3/Valente_865.pdf>. Acesso em: 6 de agosto de 2009.

VÁSQUEZ, Á.; MASSARENO, M. A. Características del conocimiento científico: creencias de los estudiantes. Enseñanza de las ciências, 17 (3): pp. 377-395 (1999).

WHITAKER, M. A. B. History and Quasi-history in Physics Education- part 1. Physics Education 14: pp. 108-112 (1979).

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS