CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE; TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY; WORK AND EDUCATION: OPPORTUNITIES IN CURRICULUM INTEGRATION OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140107Palavras-chave:
CTS; T&E; Currículo.Resumo
Supondo haver lacunas na produção teórica sobre Currículo, especialmen te integrando os campos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Trabalho e Educa ção (T&E), este artigo questiona a possibilidade de integrar os pressupostos desses campos no currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ciente da im possibilidade de responder cabalmente à indagação, o texto pretende ser ponto de partida para discussões futuras. Primeiramente, analisam-se as obras A estrutura das revoluções científicas, de Thomas Kuhn, e Primavera silenciosa, de Rachel Carson, publi cadas no ano de 1962 - dialogando-se com autores que discutem CTS em educação. Em um segundo momento, analisam-se produções contemporâneas sobre os vín culos entre T&E na sociedade capitalista, evidenciando-se possibilidades de inte gração entre os dois campos, relacionando-os ao currículo da EPT.
Assuming there are gaps in the theoretical production of the field of curriculum, especially integrating the fields Science, Technology and Society (CTS) and Labor and Education (T&E), this article questions the possibility of integrating the assumptions of these fields in the curriculum of Vocational and Technological Education (VTE). Aware of the impossibility to fully respond to the inquiry, the text aims to be a starting point for future discussions. First, we analyze the works The Structure of Scientific Revolutions, by Thomas Kuhn, and Silent Spring, by Rachel Carson, published in 1962 - in dialogue with authors discussing CTS in education. Secondly, we analyze contemporary productions about the links between T&E in capitalist society, showing the possibilities of integration between the two fields, linking them to the curriculum of the VTE.
Referências
ARROYO, M. G. Revendo os vínculos entre trabalho e educação: elementos materiais da formação humana. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Trabalho, educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p. 163-216.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para implementação do movimento CTS no con texto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: <http://www.cultura.ufpa.br/ensinofts/artigo4/ctsbrasil.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2011.(2001).
BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais, n. 39. São Paulo: Editora Ática, 1983.
BURNSIDE, J. Relutanct crusade. The Guardian, Londres - Inglaterra, 18 de maio de 2002. Climate Change. Disponível em: <http://www.guardian.co.uk/environment/2002/may/18/climatechange.physicalsciences?INTCMP=SRCH>. Acesso em: 03 maio 2011.
CARSON, R. Primavera silenciosa. 2. ed. (Tradução: Raul de Polillo). São Paulo: Melhora mentos, 1969.
CIAVATTA, M. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação e Sociedade [online], Campinas, vol. 27, n. 96- Especial, p. 911-934, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a13v2796.pdf>. Acesso em: 05 maio 2011.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de iden tidade. Trabalho necessário. ano 3, n. 3, 2005. Disponível em: <http://www.uff.br/trabalho necessario/TN03%20CIAVATTA,%20M..pdf>. Acesso em: 05 maio 2011.
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade [online], Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1.129-1.152, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2328100.pdf>. Acesso em: 03 maio 2011.
HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de pesquisadores nos programas de pós-graduação em educação: embates ontológicos e epistemológicos. 2006. 176 f. Tese (Doutorado em Edu cação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006. Disponível em: <http://www.ppge.ufsc.br/ferramentas/ferramentas/tese_di/arquivos/53.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2010.
GRINSPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. São Paulo: Cortez, 2003.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. (Tradução: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira) 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. (Coleção Debates).
OLIVEIRA, M. R. N. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação e Sociedade. [online]. 2000, vol. 21, n. 70, p. 40-62. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a04v2170.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. R.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência e educação, Bauru, [online], vol.13, n.1, pp. 71-84, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2011.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da aborda gem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pes quisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, vol.2, n.2, p. 1-23, Dez. 2002. Disponível em: <http://ufpa.br/ensinofts/artigos2/wildsoneduardo.pdf>. Acesso em: 25 abr.