PARADIGMAS EMERGENTES, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE

EMERGENT PARADIGMS, KNOWLEDGE AND ENVIRONMENT

Autores

  • Liane Keitel Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Reginaldo Pereira Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140109

Palavras-chave:

Paradigmas em Ciências; Meio Ambiente; Complexidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estimular o debate sobre novos modos de se compreender/ tratar o mundo com os recursos científico-epistêmicos. Para tal, o es tudo levanta e analisa novas formas de relacionamento científico com o mundo, com fundamento em paradigmas emergentes em ciências, tais como a teoria dos sistemas de Bertalanfy, a teoria de auto-organização de von Foerster, Ilya Prigogine, Henri Atlan e Edgar Morin, do acaso e necessidade de Monod, de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, com suas emergentes possibilidades epistemológicas e também educacionais. Utiliza-se o método reconstrutivo, ou seja, colocam-se em diálogo teóricos e teorias diferentes que possam fornecer sustentação argumentativa para a tese central defendida.

This article has the objective of stimulate the discussion about new ways of comprehending/discussing the world with scientific-epistemic recourses. For that very reason this study enlists and analyses new forms of scientifical acquaintence with the world, based on emergent paradigms in sciences, just as Bertalanfy's systems theory, theory of auto-organization of Ilya Prigogine, Henri Atlan and Edgar Morin, the random and necessity theory of Monod, the autopoiesis theory of Humberto Maturana and Francisco Varela, with theirs epistemological and also educational possibilities. The reconstructive method is used, that is, different theoretical authors, different theories are placed in dialogue with the objective of supplying argumen tative support to the main thesis of this article.

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Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS