ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Jéssica Ulisses Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Murilo Cruz Leal Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Samuel Quinaud Rossi Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Tamara Nayara Dias Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Karla Aparecida Ferreira Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Cristiane Pereira de Oliveira Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140113

Palavras-chave:

Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.

Resumo

O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.

The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.

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Publicado

2012-04-24 — Atualizado em 2012-04-24

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