TEMA SOCIOCIENTÍFICO "CACHAÇA" EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS

SOCIOSCIENTIFIC SUBJECT "CACHAÇA" IN PRACTICAL CHEMISTRY CLASSES: A STS APPROACH

Autores

  • Míriam Stassun dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140115

Palavras-chave:

Educação Profissional; Temas Sociocientíficos; Química; CTS; PIEARCTS.

Resumo

Apresentamos pesquisa qualitativa referente a um estudo de caso, com estudantes da última série do curso técnico de Química integrado do CEFET-MG, adotando temas sociocientíficos (TS) com abordagem CTS nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada. Consideramos os resultados para o TS "cachaça" e obser vamos interações e diálogos entre professor e estudantes e a didática do professor. Registramos percepções e desenvolvimento de atitudes, valores (PIEARCTS) e ha bilidades. Na metodologia utilizamos observações, registros, gravações, filmagens e questionários. Ficou evidente a importância do professor na condução das dis cussões, nas estratégias envolvendo estudantes nas discussões e vivência de situações reais. Ressaltamos a inserção de TS nos currículos de Química como condição funda mental para desenvolver uma educação CTS humanista, e nos cursos de educação profissional, com potencialidades transformadoras.

This paper introduces a qualitative research over a case study, with stu dents from the last series of integrated Chemistry technician program in CEFET-MG, adopting socioscientific subjetcs (TS) with CTS approach in Applied Organic Chemis try practical classes. We consider the results to the TS " cachaça" and observe inte ractions and dialogues between teacher and students and the teacher's teaching. W7e documented perceptions and developing attitudes, values (PIEARCTS) and skills. Me thodology-wise, we used notes, records, recordings, filming and questionnaires. The importance of the teacher in the conduct of discussions, in the strategies involving students in discussions and experiencing real situations was evident. We emphasized the insertion of TS in the Chemistry curricula as a fundamental condition to develop CTS education and humanist in professional education courses, with the creation of new possibilities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO, J.A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Borrador, 13, p. 26-30, 1996. En línea en Sala de Lecturas CTS+I de la OEI. Disponível em: <http://www.campusoei.org/salactsi/acevedo2.htm>. Acesso em: 11 set. 2009.

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo "paradigma"? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 5, n.1, p.1-1, 2003.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê?, Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v.3, n.1, pp.105-115, 2001.

COELHO, J. C., e MARQUES, C. A. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química., Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v.9, n.1, pp.1-17, 2007.

FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Belo Hori zonte, v.8, n.2, pp. 109-123, 2003.

LINSINGEN, I. VON. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consoli dação na América Latina. Ciência & Ensino, São Paulo, v.1, número especial, 2007.

LÓPEZ, J. L. L. e CEREZO, J. A. L. Educación CTS en acción: ensenanza secundaría y universidad. In M. I. G., GARCIA, J. A. L., CEREZO e J. L.,

LOPEZ (Orgs.). Ciencia, tec nologia y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnologia. Madrid: Editorial Tecnos, p. 225-252, 1996.

SANTOS, W. L. P. dos, e Mortimer, E. F. Aspectos sociocientíficos em aulas de química e interações em sala de aula. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO, 2, 2003, Belo Horizonte. Anais..., Belo Horizonte, 2003.

SANTOS, W. L. P. dos, e Mortimer, E. F.Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: pos sibilidades e limitações., Investigações em Ensino de Ciências 14(2), pp.191-218, 2009.

SCOTT, P. H.; MORTIMER, E. F. e AGUIAR, O. JR. The tension between authoritative and dialogic discourse: a fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons. Science Education, New York, v.90, n.7, p.605-631, 2006.

VÁZQUEZ, A. e MANASSERO, M.A. La presencia de los temas CTS en el curriculo a par tir de los resultados del TIMMS. Revista CTS, OEI, 28-34, 2009.

VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M.A., ACEVEDO, J.A.e M. F. PAIXÃO. COCTS - PIEARCTS - Forma 1 e Forma 2. Versão 2.1, 2008. Disponível em: <http://www.oei.es/COCTS/por/index.html>. Acesso em: 08/12/2009.

VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M.A.Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas com La Ciencia, La Tecnologia y La Sociedad (PIEARCTS). Ministério de Educación y Ciencia/Espanha, 2006.

VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M.A.y ACEVEDO, J. A. Cuestionario de opiniones sobre ciên cia, tecnologia i societat (COCTS). Views on Science, Technology, and Society Questionnaire. Prince ton, NJ: Educational Testing Service. 2003. Em: http://www.ets.org/testcoll/. Acesso em 10/09/2009.

VIEIRA, R.M e MARTINS, I.P. Práticas de professores do Ensino Básico orientadas numa perspectiva CTS-PC, Revista CTS, p.79-86, 2009.

RAMSEY, J. The science eduction reform movement: implications for social responsibility. Science Education, v.77, n.2, p.235-258, 1993.

ZUIN, V.G.; FREITAS, D.; OLIVEIRA, M. R.G. e PRUDÊNCIO, C.A.V. Análise da pers pectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos. Ciência & Cognição, v.13, n.1, p.56-64, 2008.

YAGER, R.E. The centrality" of practical work in the Science/Technology/Society move ment. In: WOOLNOUGH, B.(Ed.). Practical Science. England: University Press, 1991.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE