A SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS IÔNICOS: COMO OS LICENCIANDOS EM QUÍMICA EXPLICAM O COMPORTAMENTO DO CLORETO DE PRATA?

THE SOLUBILITY OF IONIC COMPOUNDS: HOW UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS EXPLAIN THE BEHAVIOR OF SILVER CHLORIDE?

Autores

  • Analice de Almeida Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Isauro Beltrán Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140117

Palavras-chave:

Modelos; Formação Inicial; Ligações Químicas.

Resumo

O trabalho objetivou analisar se licenciandos em Química fazem uso de um modelo teórico de ligação química para explicar a solubilidade de um composto químico. A investigação foi realizada ao longo de três anos, com 55 estudantes do curso de licenciatura em Química da UFRN, utilizando-se, para tanto, como instru mento de pesquis,a um questionário com questões abertas. A análise dos dados reve lou que o modelo para as ligações iônicas não foi utilizado adequadamente para ex plicar o comportamento de um determinado composto iônico, o que indica limita ções quanto aos saberes relativos a esse conteúdo no grupo investigado. Esses resul tados evidenciam a importância da realização de discussões durante a formação ini cial de professores acerca dos diferentes saberes que farão parte da prática docente.

 

This study aimed to analyze whether future Chemistry teachers make use of a theoretical model of chemical bonding to explain the solubility of a chemi cal compound. The investigation was performed during a period of three years with 55 students from the UFRN Chemistry education program, using as a research tool a questionnaire with open questions. Data analysis revealed that the ionic bonding model was not used adequately to explain the behavior of a particular ionic com pound, revealing limitations in the knowledge related to this subject in the investi gated group. The results highlight the importance of fostering discussions during the initial teacher education about the different knowledges that will be part of their teaching practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio am biente. Porto Alegre: Bookman, 2001.

CARVALHO, N. B.; JUSTI, R. S. Dificuldades dos alunos na construção de modelos men tais de ligação metálica baseados na analogia do "mar de elétrons". In: ENCONTRO NA CIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru: ABRAPEC. Anais... Bauru, 2005. 1 CD-ROM.

CHASSOT, A. Educação conSciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

DE POSADA, J. M. Concepciones de los alumnos sobre el enlace químico antes, durante y después de la enseñanza formal. Problemas de aprendizagen. Enseñanza de las Ciencias, v.17, n. 2, p. 227-245, 1999.

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e So ciedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

JUSTI, R.; GILBERT. History and philosophy of science through models: some challengs in the case "of atom". Internacional Journal Science Education, v. 22, n. 9, p. 993-1009, 2000.

LIMA, A. A. Obstáculos à compreensão do modelo de ligação iônica: uma investigação junto a professores do ensino médio de química e em livros didáticos de química. In: EN CONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife: UFPE. Anais... Recife, 2006. 1 CD-ROM.

LIMA, A. A. O uso de modelos no ensino de química: uma investigação acerca dos saberes construí dos durante a formação inicial de professores de Química da UFRN. 2007. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

LIMA, A. A.; NUNEZ, I. B. As analogias no ensino de química: uma investigação dos saberes na formação inicial de professores. In ENCONTRO NACIONAL DE DI DÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., Porto Alegre: UFRGS. Anais... Porto Alegre, 2004a. 1 CD-ROM.

LIMA, A. A.; NUNEZ, I. B.Aprendizagem por modelos utilizando modelos e analogias. In: NÚNEZ, I.; RAMALHO, B.(Org). Fundamentos do ensino-aprendizagem das ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio. Porto Alegre: Sulina, 2004b. p.245-264.

______.O que pensa um grupo de licenciandos sobre o uso de modelos e analogias no ensino de química? In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 17., Belém: UFPA. Anais... Belém, 2005. 1 CD-ROM.

LIMA, A. A.; NÚNEZ, I. B.; SOARES, W. C. Os saberes docentes relativos aos modelos da ciência como ferramenta do conhecimento pedagógico do conteúdo: o caso de futuros licenciados em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDU CAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru: ABRAPEC. Anais... Bauru, 2005. 1 CD-ROM.

MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. S.Construção de modelos de ligação iônica. In: EN CONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru: ABRAPEC. Anais... Bauru, 2005. 1 CD-ROM.

NÚNEZ, I.; RAMALHO, B.A profissionalização da docência: um olhar a partir das re presentações dos professores do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, n. 46, v.9, 2008. OEI. Disponível em: <http://www.rieoei.org/2504.htm>. Acesso em: 27/10/2008.

PETTERSON, R. F.; TREAGUST, D. F. Grade-12 student's misconceptions of covalent bonding and structure. Journal of Chemical Education, v. 66, n. 6, p. 459-460, 1989.

PETTERSON, R. F.;; TREAGUST, D. F. GARNETT, P. Development and application of a diagnostic instrument to evaluate grade-11 and grade-12 student's concepts of covalent bonding and structure following a course of instruction. Journal or Research in Science Teaching, v. 24, n. 4, p. 301-314, 1989.

RAMALHO, B. L.; NÚNEZ, I. GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino - perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

RIBOLDI, L.; PLIEGO, O.; ODETTI, H. El enlace químico: una conceptualización poco comprendida. Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n.2, p. 195-212, 2004.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE