FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY

Autores

  • Rodrigo Garrett da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Milton Antonio Zaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140118

Palavras-chave:

Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.

Resumo

A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem.

The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolary el desarrollopsíquico. Moscou: Progreso, 1988.

DAVYDOV, V. V. Tipos degeneraligación en la ensenanga. La Habana: Editorial Pueblo y Edu- cación, 1972.

GALPERIN, P. I. "Desarrollo de las investigaciones sobre la formación de acciones men tales". In: Ciencia Psicológica em la URSS, Moscou, v. 1, 1959.

GALPERIN, P. "Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales". In: Antologia de la Psicologia Pedagógicay de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986, pp. 114-118.

GRECA, I. M.; SANTOS, F. M. T. Dificuldades da generalização das estratégias de mod elagem em ciências: o caso da física e da química. In: Investigações em Ensino de Ciências, v.10(1), pp. 31-46, 2005

JUSTI, R.; DRIEL, J. "A Case Study of the Development of a Beginning Chemistry Teacher's Knowledge about Models and Modelling". Research in Science Education, p. 197 - 219, 2005.

KOPNIN, P. V. Filosofskie idiéi V. I. Lenina i lóguika / Las ideas filosóficas de V. I. Lenin y la lógica. Moscú, Náuka, 1969, citado por

DAVYDOV, V. V.Tipos de generaligación en la ensenanza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972.

LEONTIEV, A. N. Myshlenie / El pensamiento. In: Voprosy filosofii. 1964, núm. 4, citado por DAVYDOV, V. V.Tipos de generaligación en la ensenanga. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MORTIMER, E. E. "Conceptual change or conceptual profile change?". Science & Educa tion. London, v. 4, n. 3, 1995.

MORTIMER, E. F. "Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?". Revista Investigações em Ensino de Ciências v.1(1), pp. 20-39, 1996.

MORTIMER, E. E Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências.v.1. Belo Hori zonte: Editora UFMG, 2000. 383 p.

ROZENTAL, M. M. Príntgipy diallékticheskoi lógiuki / Principios de lógica dialéctica, Moskú, Sotzekguiz, 1960, citado por DAVYDOV, V. V. Tipos degeneraligación en la ensenanga. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972.

SHTOFF, V.A. Modelírovanie i filosofia / El modelado y la filosofia. Moscú-Leningrado, Naúka, 1966, citado por DAVYDOV, V. V. Tipos degeneraligación en la ensenanga. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972.

SHVYRIEV, V. S. Neopogitivigm i problemy empirícheskogo obosmovamia máuki / El neopositivismo y los problemas de la fundamentación empírica dela ciencia. Moscú, Naúka, 1966, citado por DAVYDOV, V. V.Tipos de generaligación em la ensenanga. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução Paulo Bezerra, 1° ed., São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE