ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTO BRASILEIRO

ARGUMENTATION IN SCIENCE EDUCATION: BRAZILIAN CONTEXT

Autores

  • Luciana Passos Sá Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130202

Palavras-chave:

Argumentação; Revisão Bibliográfica; Ensino de Ciências.

Resumo

No presente artigo discutimos a produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no ensino de Ciências. Para tanto, foram investiga dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) e em revistas nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências. Os trabalhos foram analisados com relação aos seguintes aspectos: ano de publicação, região geográfica e Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, nível de escolaridade ao qual se destina e foco temático.

In this very article, the Brazilian academic production on argu mentation in Science Education is discussed. Therefore, studies present ed at Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs - Brazilian Meetings for Research in Science Education) and published in Brazilian journals on Education and Science Education were investigated. This literature was reviewed comprising the following aspects: year of presentation, Brazilian geographic region and institution of production, school level and thematic focus of the study.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAUND, M. et al. Comparing the effect of scientific and socio-scientific argumentation tasks: lessons from South Africa. School Science Review, v. 88, n. 324, p. 67-76, 2007.

CACHAPUZ, A. et al. Necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research. Dordrecht: Springer, 2008.

FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. A produção sobre o ensino de Química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química: uma revisão. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100-2110, 2008.

KOLSTO, S. D. Patterns in student's argumentation confronted with a risk-focused socio-scientific issue. International Journal of Science Education, v. 28, n. 14, p. 1689-1716, 2006.

LEE, M.; WU, Y.; TSAI, C. Research Trends in Science Education from 2003 to 2007: A content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, v. 31, n. 15, p. 1999-2020, 2009.

MARTINS, I. Argumentación en Textos de una Revista de Educación de Profesores. Un Ejercicio de Análisis Basado en Conceptos Bakhtinianos de Gênero y Lenguaje Social. Educarión Química, v. 20, n. 2, p. 126-136, 2009.

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciênrias no Nível Fundamental. 1999.236 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, 1999.

NASCIMENTO, S. S.; PLANTIN, S. (org). Argumentação e ensino de Ciências. Curitiba: CRV, 2009.

NASCIMENTO, S. S.; VIEIRA, R. D. Contribuições e limites do padrão de argumento de Toulmin aplicado em situações argumentativas de sala de aula de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, 2008.

QUEIROZ, S. L.; SÁ, L. P. O espaço para a argumentação no Ensino Superior de Química. Educación Química, v. 20, n. 2, p. 104-110, 2009.

SADLER, T. D. Promoting discourse and argumentation in science teacher education. Journal of Research in Science Teaching, v. 17, n. 4, p. 323-346, 2006.

SADLER, T. D.; DONNELLY, L. A. Socioscientific argumentation: the effects of content knowledge and morality. International Journal of Science Education, v. 28, n. 12, p. 1463-1488, 2006.

SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. H. A argumentação em discussões sócio-cientí ficas: reflexões a partir de um estudo de caso., Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências v. 1, n. 1, p. 140-152, 2001.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, suplemento 1, p. 14- 24, 2002.

ZEIDLER, D. L.;; SADLER, T. D. SCOTT, A.; CALLAHAN, B. E. Advancing reflective judgment through socioscientific issues. Journal of Research in Science Teaching., v. 46, n. 1, p. 74-101, 2009.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS