ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTEXTO BRASILEIRO

ARGUMENTATION IN SCIENCE EDUCATION: BRAZILIAN CONTEXT

Autores

  • Luciana Passos Sá Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130202

Palavras-chave:

Argumentação; Revisão Bibliográfica; Ensino de Ciências.

Resumo

No presente artigo discutimos a produção acadêmica brasileira sobre a argumentação no ensino de Ciências. Para tanto, foram investiga dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) e em revistas nacionais das áreas de Educação e Educação em Ciências. Os trabalhos foram analisados com relação aos seguintes aspectos: ano de publicação, região geográfica e Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, nível de escolaridade ao qual se destina e foco temático.

In this very article, the Brazilian academic production on argu mentation in Science Education is discussed. Therefore, studies present ed at Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs - Brazilian Meetings for Research in Science Education) and published in Brazilian journals on Education and Science Education were investigated. This literature was reviewed comprising the following aspects: year of presentation, Brazilian geographic region and institution of production, school level and thematic focus of the study.

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Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS