INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LINGUAGEM E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE UMA ESTRATÉGIA DE MODELAGEM PARA A ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN LANGUAGE AND SCIENTIFIC CONCEPTS APPROPRIATION FROM A MODELLING-BASED STRATEGY FOR THE TEACHING OF ENERGY ASSOCIATED WITH CHEMICALS CHANGES

Autores

  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130203

Palavras-chave:

Ensino Fundamentado em Modelagem; Linguagem; Transformações Químicas.

Resumo

Atualmente, existe uma tendência na qual o ensino de Ciências estaria centrado na compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem emerge como parte essencial de uma abordagem de ensino mais interativa e dialógica. Assim, uma estratégia de modelagem para o ensino do tema energia envol vida nas transformações químicas foi proposta, sendo aplicada a um grupo de alunos da 2° série do Ensino Médio de uma escola Pública Federal de Belo Horizonte. Neste artigo são apresentados alguns aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino, assim como alguns dos resultados de uma investigação sobre a aprendizagem dos alunos, particu larmente aqueles relacionados à linguagem.

Nowadays, there is a trend in focusing science teaching on the understanding of the nature and processes through which scientific knowledge develops. In this context, students' involvement in modelling- based teaching activities emerges as an essential part of a more interactive and dialogical approach to teaching. Thus, a modelling-based strategy for the teaching of the topic energy associated with chemicals changes was elaborated. This strategy was applied to a group of high school sophomore students of a public school in Belo Horizonte. This paper presents some impor tant aspects that served as a base for this teaching strategy, as well as some of the results of an investigation into students learning, especially those related to language.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, O. Calor e temperatura no Ensino Fundamental: o ensino e a aprendizagem numa pers pectiva construtivista. Investigações em ensino de Ciências, v. 4, n. 1, p. 73-90, 1999.

AUTH, M. A.; ANGOTTI, J. A. P. O processo de ensino-aprendizagem com aporte do desenvol vimento histórico universal: a temática das combustões. In PIETROCOLA, M. (Ed.), Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2001. p. 197-232.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARAB, S. A., et al. Virtual Solar System Project: Building Understanding through Model Building. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 7, p. 719-756, 2000.

BARBOSA, J. P. V. Evolução dos modelos mentais de energia. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

BEN-ZVI, R.; EYLON, B.; SILBERSTEIN, J. Students' visualisation of chemical reaction. Educational in Chemistry, v. 24, n. 4, p. 117-120, 1987.

BENYON, J. Some myths surrounding energy. Physics Education, v. 25, n. 6, p. 314-315, 1990.

BOO, H. K. Students' understandings of chemical bonds and the energetics of chemical reactions. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 5, p. 569-581, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000.

BUTY, C.; MORTIMER, E. F. Dialogical/Authoritative Discourse and Modelling in High School Teaching Sequence on Optics. International Journal of Science Education, v. 30, n. 12, p. 1635-1660, 2008.

COELHO, R. L. On the Concept of Energy: How understanding its History can Improve Physics Teaching. Science & Education, v. 18, n. 8, p. 961-983, 2009.

COHEN, I.;. BEN-ZVI, R Students' achievement in the topic of chemical energy by implementing new learning materials and strategies., International Journal of Science Education v. 14, n. 2, p. 147-156, 1992.

COLLINS, A.; GENTNER, D. How people construct mental models. In D., Hollan; N., Quinn (Eds.), Cultural models in language and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 243 -265.

DE VOS, W.; VERDONK, A. H. A new road to reaction - Part III. Journal of Chemical Education, v. 63, n. 11, p. 972-974, 1986.

DRIVER, R. et al. Constructing scientific knowledge in classroom. Educational Researcher, v. 23, n. 7, p. 5-12, 1994.

FEYNMAN, R. P. Física em 12 Lições. 5 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J.; ELMER, R. Positioning Models in Science Education and in Design and Technology Education. In J. K. Gilbert e C. J. Boulter (Eds.). Developing Models in Science Education. Dordrecht: Kluwer, 2000. p. 3-17.

GÓES, M. C. R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimento. In: SMOLKA, A. L. B.; GOES, M. C. R. A significação nos espaços educacionais. Campinas: Papirus, 1997.

GRIFFITHS, A. K.; PRESTON, K. R. Grade-12 students' misconceptions relating to fundamen tal characteristics of atoms and molecules. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 6, p. 611- 628, 1992.

GUIDONI, P. On Natural Thinking. European Journal of Science Education, v. 7, n. 2, p. 133-140, 1985.

HENRIQUE, K. F. O pensamento físico e o pensamento do senso comum: a energia no 2° grau. 1996. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

HIGA, T. T. Conservação de Energia: estudo histórico e levantamento conceitual dos alunos.(1988) Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Instituto de Física, Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1988.

JUSTI, R.; GILBERT, J. K.Modelling, teachers' views on the nature of modelling, implications for the education of modellers., International Journal of Science Education v. 24, n. 4, p. 369-387, 2002.

MAIA, Poliana Flávia; JUSTI, Rosária. Learning of Chemical Equilibrium through Modelling- Based Teaching., International Journal of Science Education v. 31, n. 5, p. 603-630, 2009.

McCLELLAND, G. Energy in School Science., Physics Education v. 24, n. 3, p. 162-164, 1989.

PÉREZ-LANDAZÁBAL, M. C., FAVIERES, A., MANRIQUE, M. J.; VARELA, P. La energía como núcleo en el diseno curricular de la Física. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 55-65, 1995.

MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R Favorecendo o aprendizado do modelo eletrostático: análise de um processo de ensino de ligação iônica fundamentado em modelagem - Parte 2. Educación Quimica, v. 20, n. 3, p. 373-382, 2009.

MORRISON, M.; MORGAN, M. S. Models as mediating instruments. In M. S. MORGAN; M. MORRISON (Eds.), Models as mediators. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 10-37.

MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensi no de Ciências. In: Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Meaning making in secondary science classrooms. Maidenhead: Open University Press/McGraw Hill, 2003.

MULFORD, D. R.; ROBINSON, W. R. An inventory for alternate conceptions among first-semes ter general chemistry students., Journal of Chemical Education v. 79, n. 6, p. 739-744, 2002.

NERSESSIAN, Nancy J. Model-Based Reasoning in Conceptual Change. In L. MAGNANI, N. J. NERSESSIAN; P. THAGARD (Eds.), Model-Based Reasoning in Scientific Discovery. New York: Kluwer and Plenum Publishers, 1999. p. 5-22.

SILVA, D.; NETO, V. F.; CARVALHO, A. M. P. Ensino da distinção entre calor e temperatura: uma visão construtivista. In R. NARDI (Ed.), Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 1998. p. 61-75.

SILVA, N. S.; AGUIAR, O.O uso dos conceitos de elemento e substância por estudantes do ensi no fundamental: uma perspectiva de análise sociocultural. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 3, p. 1-17, 2008.

SOUZA FILHO, O. M. Evolução da ideia de conservação de energia: um exemplo de história da Ciência no ensino de Física. 1987. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

SOUZA, V. C. A. Os desafios da Energia no contexto da termoquímica: modelando uma nova ideia para aquecer o ensino de Química. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

SOUZA, V. C. A.;. JUSTI, R Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamen tar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas., Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências v. 10, n. 2, p. 1-26, 2010.

TRUMPER, R. Being constructive: an alternative approach to the teaching of the energy concept - part two., International Journal of Science Education v. 13, n. 1, p. 1-10, 1991.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VOSNIADOU, S. Mental Models in Conceptual Development. In MAGNANI, L.; NERSESSIAN, N. J.; THAGARD, P. (Eds.), Model-based Reasoning in Scientific Discovery. New York: Kluwer and Plenum Publishers, 2002. p. 353-368.

WARREN, J. W. At what stage should energy be taught?., Physics Education v. 21, n. 3, p. 154-155, 1986.

WERTSCH, J. V. Voices of the Mind: a sociocultural approach to mediated action. 4 ed. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS