MEDIADORES DE CENTROS DE CIÊNCIAS E OS SEUS PAPÉIS DURANTE AS VISITAS ESCOLARES

SCIENCE CENTERS MEDIATORS AND THEIR ROLES DURING SCHOOL VISITS

Autores

  • Camila Silveira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luiz Antonio Andrade de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130204

Palavras-chave:

Mediadores; Centros e Museus de Ciências; Visitas Escolares Mediadas.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um panorama sobre quem são e o que fazem os mediadores de centros e museus de Ciência A literatura aponta os diversos papéis que possuem esses sujeitos e também que a presença desses profissionais nas instituições de educação não-formal já é algo con solidado. Também são apresentados e discutidos dados obtidos junto a mediadores de um centro de Ciências focando o papel desses sujeitos durante as visitas escolares mediadas, com o objetivo de caracterizar as ações que cabem a esses profissionais. Os dados construídos e analisados apontaram que, durante as visitas escolares, os papéis que cabem aos mediadores são: (a) mediar o conhecimento; (b) explicar os conceitos cien tíficos envolvidos nas exposições; (c) apresentar os espaços temáticos; (d) receber e organizar os visitantes; (e) zelar pelo espaço físico e integridade física e moral dos visitantes; (f) complementar e ensino escolar dos visi tantes e (g) difundir conhecimento científico.

In the present paper, it is presented a general view about who they are and the activities science centers and museums mediators devel op. The literature points out to the diverse roles attributed to these actors and that the presence of this type of professional is a consolidated prac tice in non-formal educational institutions. Data obtained among the mediators of a science center during mediated school visits are also pre sented and discussed, focusing in the role attributed to these profession als, with the objective of characterizing their actions during these visits. The data obtained and analyzed showed that during school visits, the roles that are attributed to the mediators are: (a) mediation of the knowledge involved in the expositions; (b) explanation of the scientific concepts involved in the expositions; (c) presentation of the thematic spaces; (d) reception and organization of groups of visitors; (e) preservation of the physical and moral integrity of the visitors, and the integrity of the phys ical spaces and their equipments; (f) complementation of the school knowledge, and (g) diffusion of the scientific knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRE, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

AZEVEDO, M. R. P. M. Dinâmicas de aprendizagem nos museus: a mediação. Revista en-red (on line), p. 1-20. Disponível em: <http://www.rede-educacao-artistica.org/docs/m_red/MariadoRosarioAzevedo_DINAMICASDEAPRENDIZAGEMNOSMUSEUS.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977; 2000.

BONATTO, M. P. O.; SEIBEL, M. I.; MENDES, I. A. Ação mediada em museus de Ciências: o caso do Museu da Vida. In: MASSARANI, L. (Org). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007, p. 48-55.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Disponível em: <http://prisma.cetac.up.pt/A_mediacao_a_comunicacao_em_processo.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2009.

FAHL, D. D. Marcas do ensino escolar de Ciências presentes em Museus e Centros de Ciências: um estudo da Estação Ciência - São Paulo e do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - MDCC. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

GASPAR, A. Museus e centros de Ciências - conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. Tese (Doutorado em Didática) - Universidade de São Paulo, 1993.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 3 ed., 1991, p. 124-133.

GOUVEIA, M. T. J. et al. A mediação de visitas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007, p. 82-88.

GRUSMAN, C.; SIQUEIRA, V. H. F. O papel educacional do museu de Ciências: desafios e trans formações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, 402-423, 2007.

JOHNSON, C. Capacitação de mediadores em centros de Ciências: reflexões sobre o Techniquest. In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 32-38.

MARANDINO, M. (Org.) Educação em Museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf/FEUSP, 2008.

MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. 92p.

MATSUURA, O. T. Teatro cósmico: mediação em planetários. In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 76-80.

MORAES, R. et al. Mediação em museus e centros de Ciências: o caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 56-67.

PAVÃO, A. C.; LEITÃO, A. Hands-on? Minds-on? Hearts-on? Social-on? Explainers-on? In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 40-47.

RIBEIRO, M. E. C. Os museus e centros de Ciência como ambientes de aprendizagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, PT, 2005.

RIBEIRO, M. G.; FRUCCHI, G. Mediação - a linguagem humana dos museus. In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 68-74.

RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de Ciências: status, papéis e capacitação. Uma visão europeia. In:

MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 8-21.

SÁPIRAS, A. Aprendizagem em museus: uma análise das visitas escolares no Museu Biológico do Instituto Butantan. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007.

SILVA, C. S. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de Ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009.

SILVA, C. S.; GASPAR, A.Investigando as interações sociais que ocorrem entre monitores e visi tantes de um centro de Ciências durante as atividades de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais..., Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.

STANDERSKI, L. Monitorias em Museus de Ciências: uma perspectiva reflexiva. (2007) Relatório Final de Iniciação Científica. São Paulo: Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo, 2007.

STUCHI, A. M. ; FERREIRA, N. C. Análise de uma exposição científica e proposta de interven ção. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, 207-217, junho, 2003.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS