UM ESTUDO DAS ANALOGIAS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLEM 2007

A STUDY OF THE ANALOGIES ABOUT CHEMICAL BALANCE IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLEM 2007

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Aline Araújo Dias Barros Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Viviane Martins Garcia Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Ana Carolina Garcia de Oliveira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130206

Palavras-chave:

Analogias; Equilíbrio Químico; Livros Didáticos.

Resumo

Este artigo descreve uma análise crítica das analogias apresenta das para o tópico de equilíbrio químico pelos livros de Química aprova dos pelo PNLEM 2007. Foram localizadas oito analogias, sendo uma delas repetida. Cinco dessas analogias estão presentes num único livro, enquanto outros três possuem uma analogia cada. Não foram identifica das analogias em dois dos seis livros. Quatro analogias podem favorecer a compreensão de importantes aspectos microscópicos do equilíbrio quími co, não ignorando as limitações associadas, as quais também tentaram ser aqui apresentadas. Todavia, as outras quatro analogias, por se configura rem demasiadamente simples e desconsiderarem aspectos microscópicos essenciais, não facilitam a aprendizagem de aspectos envolvidos no equi líbrio químico, podendo dificultar ainda mais sua compreensão. Isso não impede, entretanto, que analogias sejam utilizadas de formas ulteriores, como na função avaliativa.

This paper performs a critical analysis of the analogies pre sented to illustrate the chemical balance topic in high school chemistry textbooks approved by PNLEM 2007. Eight analogies were detected, one of which was repeated. Five analogies are present in a single textbook, while three of the textbooks presented just one analogy. Two textbooks contained no analogies. Four analogies can be handy to understand important microscopic aspects about chemical balance, but evidence cer tain limitations, which this paper discusses. Nevertheless, the other four analogies are very simple and do not consider essential microscopic aspects. Therefore, these analogies can make chemical balance difficult to be learned. However, simple analogies can be used in other ways, such as means for evaluation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURTIS, R. V; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, v. 13, n. 2, p. 99-117, 1984.

DAGHER, Z .R. Review of studies on the effectiveness of instructional analogies in science edu cation. Science Education, v. 79, n. 3, p. 295-312, 1995.

DIÉGUEZ, J. L. R. Las Funciones de la imagen en la enseñanza. 2 ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1978.

DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias em livros didáticos de Química: o caso das obras apro vadas pelo PNLEM 2007. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 121-143, 2009.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias e situaçõesproblematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GALAGOVSKY, L. Y.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Modelos y analogias en la ensenanza de las Ciências naturales: El concepto de modelo didáctico analógico. Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 231 -242, 2001.

HARRISON, A. G.; TREAGUST, D. F. Teaching with analogies: a case study in grade-10 optics. Journal of Research in Science Teaching, v. 30, n. 10, p. 1291-1307, 1993.

LOPES, A. R. C. Livros didáticos: Obstáculos ao aprendizado da Ciência Química I - Obstáculos animistas e realistas. Química Nova, v. 15, n. 3, p. 254-281, 1992.

JOHNSTONE, A. H. Teaching of chemistry: logical or psychological? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v. 1, n. 1, p. 9-15, 2000.

MACHADO, A. H.; ARAGÃO. Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 4, p. 18-20, 1996.

MONTEIRO, I. V.; JUSTI, R. Analogias em livros didáticos de Química destinados ao Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 2, p. 67-91, 2000.

NAGEM, R. L.; CARVALHAES, D. O.; DIAS, J. A. Y. T. Uma proposta de metodologia de ensino com analogias. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 197-213, 2001.

OLIVA, J. M. et al. Una propuesta didáctica basada en la investigación para el uso de analogías en la ensenanza de las ciencias., Enseñanza de las Ciencias v. 19, n. 3, p. 453-470, 2001.

PÁDUA, I. C. A. Analogias, metáforas e a construção do conhecimento: por um processo de ensi no-aprendizagem mais significativo. In: 26a REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26, 2003. Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2003. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/isabelcamposaraujopadua.rtf>. Acesso em: 06/02/2010.

RAVIOLO, A.; GARRITZ, A. Analogias no ensino do equilíbrio químico., Química Nova na Escola n. 27, p. 13-25, 2008.

SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, E. T. G. Proposta de um Jogo didático para ensinar o conceito de equilíbrio químico., Química Nova na Escola n. 18, p. 42, 2003.

SOUZA, K. A. F. D.; CARDOSO, A. A. Aspectos macro e microscópicos do conceito de equilí brio químico e de sua abordagem em sala de aula., Química Nova na Escola n. 27, 2008.

SILVA, H. C. et al. Cautela ao usar imagens em aulas de Ciências. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

THIELE, R.; TREAGUST, D. The nature and extend of analogies in secondary chemistry text books. Instructional Science, v. 22, n. 1, 61-74, 1994.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS