TEMAS POLÊMICOS E A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CONTROVERSIAL ISSUES AND THE ARGUMENTATION OF STUDENTS OF THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES

Autores

  • Daniela Malgarini Perez Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Débora Rebechi Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Karine Lohmann Azevedo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Poliana Graziela Schreiner Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rafaela Carla Mattia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Renata Slowik Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130209

Palavras-chave:

Mercado de Carbono; Experimentação Animal; Ensino Superior.

Resumo

Analisa-se a estrutura e consistência dos argumentos de alunos do curso de Ciências Biológicas quando instigados a defender determinado ponto de vista sobre dois temas "Mercado de Carbono" e "Experimetação Animal". Utilizando-se como referencial para análise o modelo de Toulmin, observou-se que prevaleceu Argumentos do tipo conclusão-justificativa e conclusão-dado-justificativa em ambos os debates, indicando que o método de argumentação dos alunos é derivado, principalmente, de opiniões próprias sobre o assunto ou de opiniões formadas através de aquisição de fatos aleatórios. De modo geral, os debates apresentaram uma boa expressividade e apesar dos argumentos não terem sido formuladas com base em dados científicos, há que se valorizar a importância desse tipo de atividade para o aprimoramento intelectual.

This article analyses the structure and validity of the arguments proposed by academics of Biological Sciences motivated to defend their point of view toward the themes "Carbon Market" and "Animal Experiment". Basing the analysis on Toulmin's Model, there was a preponderance of arguments structured on conclusion justification and conclusion-data-justification in both debates, indicating that the method of argumentation of the students were mainly based on their own opinions about the subject or on a point of view established through the acquisition of random facts. On the whole, the debates were very significant and, although the arguments were not formulated at the light of scientific data, one should value the importance of this type of activity for the intellectual excellence.

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Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS