ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA

STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM

Autores

  • Erico Tadeu Fraga Freitas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Orlando Aguiar Jr. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120104

Palavras-chave:

Formação de Conceitos; Apropriação; Análise do Discurso; Bakhtin; EJA.

Resumo

Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceituai por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na apren dizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as "palavras alheias" da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: "o assentimento" e "os entrelaçamentos", a partir da noção de "discurso citado" e "construção híbrida". Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assen timento dos estudantes ao discurso da ciência escolar.

In this paper we shall analyze a conceptual activity elaborated by adults in a physics classroom context, related to the Newton's First Law of Motion. The data comes from writing activities carried out by the students, in which they debate about the possibility of the Earth motion using concepts of inertia and relative movement. The analysis, founded in Bakhtin's Philosophy of Language, is focused on the contents and com positional structure of the students utterances, in order to examine the dialogs between their own words and the "alien words" of school science. We show some methodological procedures related to the selection and analysis of such texts. For the analysis we use some kind of relationships between alien words and the subject: 'agreement1 and 'interlacing', drawn on the notions of 'quoted discourse' and 'hybrid construction'. The results indicate a larger 'agreement' position of the adult students with the school science discourse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR JR, O.; MENDONÇA, D. H.; SILVA, N.(2007) Análise do discurso em uma sala de aula de ciências: a postura do professor e a participação dos estudantes. In: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: UFSC, 2007.

AGUIAR JR., O.; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. (2006) As perguntas dos estudantes e seus desdobra mentos no discurso da sala de aula de ciências. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina: UEL, 2006.

APEC. Construindo Consciências - 8a série. São Paulo: Scipione, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interaàonismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

COELHO, S. A. M.; EITERER, C. L. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.

G. C.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 169-184.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Tradução de Eduardo Fleury Mortimer. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40,1999.

FONTANA, R. A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 27a ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.

GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Leituras de Física: Mecânica para ler, fazer e pensar. São Paulo: GREF - Instituto de Física da USP. Junho de 1998. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~gref/mec/mec2.pdf.

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JR., O.; MARTINS, C. C. (2005) A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de uma coleção de livros didáticos. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: UNESP, 2005.

MENDONÇA, D. H.;; AGUIAR JR, O. SILVA, N. (2008) Participação dos estudantes no discurso de uma sala de aula de ciências: tensão entre discurso dialógico e de autoridade. In: Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba: UFTPR, 2008.

MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. (1997) Múltiplos Olhares sobre um episódio de ensino: Porque o gelo flutua na água? In: Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências - Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino de ciências. Belo Horizonte, 1997.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P.Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n.3, p. 283-306, 2002.

MORTIMER, E. F; SCOTT, P. H. Meaning making in secondary science classrooms. Maidenhead, UK: Open University Press, 2003.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 59-73, 1999.

OLIVEIRA, M. K. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004.

SILVA, N. S.; AGUIAR JR, O.O uso dos conceitos de elemento e substância por estudantes do ensino fundamental: uma perspectiva de análise sociocultural. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 8, n. 3, 2008.

SCOTT, P S.; MORTIMER, E. F. AGUIAR JR, O.The tension between authoritative and dialog ic discourse: a fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons. Science Education, v. 90, n. 4, p. 605-631, 2006.

TOULMIN, S. Os usos dos argumentos. Tradução de Reinaldo Guarany Martins Fontes: São Paulo, 2001.

VILLANI, C. E. P.; NASCIMENTO, S. S. do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio.. Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre, v. 8, n.3, p.187-209, 2003.

VILLANI, A.; PACCA, J. L. A.; HOSOUME, Y. Concepção espontânea sobre movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 7, n. 1, p. 37-45, 1985.

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS