ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120105Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Formação Continuada na Escola; Reflexão Sobre a Prática.Resumo
Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.
In this work, we focus on the students dimension reflections of a Science teacher. For the data collection, a partnership between the researcher and the teacher was established, along with the school activity hours. We have used the triphasic autoscopy as a strategy for the educa tional development, which allowed the teacher to reflect on the pre-active and post-active phases, i.e., after and before she taught the classes (inter active phase). We presented the post-active data analyzed under the light of the theoretical reference on the reflexive practice concept, according to Schön (1997, 2000). The teacher's reflections showed that she tried to evaluate the educational practice by means of inquiring, proposition of solutions and action restructuring, which led her overcome the prejudices she had against the students thus improving her teaching practices.
Referências
ALARCÃO, I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I.Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Ed., 2000, p. 9-39.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed., 1994.
CANDAU, V M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 51-68.
CLARKE, A. Student-teacher reflection: developing and defining a practice that is uniquely one's own. International Journal of Science Education. London: Taylor and Francis, v.16, n. 5, p. 497-509, maio 1994.
DANNA, M. F. E.; MATOS, M. A. Ensinando observação: uma introdução. São Paulo: EDICON, 1984.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. 4 ed. São Paulo: Nacional, 1979.
ELLIOT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, Corinta Maria G. et al. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 137-152.
LORENCINI JÚNIOR, Á. As demandas formativas do professor de ciências. In: CAINELLI, M. R.; SILVA, I. F. (Orgs). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: EDUEL, 2009, p. 21-42.
NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. 2001. Disponível em: <http://www.redebrasil.tvbr/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm>. Acesso em: 15 jul. 2008.
PARANÁ (Estado). Secretaria da Educação. (2003) Resolução n. 10/2003. Dá nova redação à Resolução n. 06/2003, que trata da regulamentação de distribuição de aulas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.com.br/portals/portal/institucional/def/pdf/def_ef_resol1003.pdf> Acesso em: 12 maio 2005.
ROSA-SILVA, P. O.; LORENCINI JÚNIOR, Á.Análise das reflexões de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental sobre Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 18, n. 38, p. 111-136, set-dez, 2007.
ROSA-SILVA, P O.; LORENCINI JÚNIOR, Á.Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 220-236, dez. 2007.
SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.pdf> Acesso em: 26 mar. 2006.
SAINT-ONGE, M. O ensino na escola: o que é, como se faz. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2001.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-91.
SCHÖN, D. A.Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.