ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS

Autores

  • Marcus Vinicius de Aragão Batista Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Marlécio Maknamara da Silva Cunha Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Alexandre Luna Cândido Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109

Palavras-chave:

Livro Didático; Virologia; Ensino Médio.

Resumo

A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia.

The study of viruses provides basic and applied knowledge to be used in people's daily actions aimed at the improvement of the quality of life concerning collective health. However, there is a considerable lack of studies that analyze those concepts in the high school textbooks. This research analyzed the main concepts of the Virology in high school Biology textbooks widely used at schools of Aracaju, Sergipe state. The analysis was made with emphasis on the verification of conceptual mis takes whereas taking into consideration the students' previous knowledge. The books presented problems regarding the applied concepts and con- textualization. The obtained results indicate a need for the reformulation and updating of those didactic resources with a view to assist in the teach ing of Virology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUD, K. M. O Livro didático e a popularização do saber. In: SILVA, M. A. (Org.). Repensando a história. 3.ed. São Paulo: Marco Zero, 1994. p. 81-87.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental - avaliação de livros didáticos de 1a a 8a série. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sef>. Acesso em: 10 abril 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica - programa nacional do livro didático para o ensino médio. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sef>. Acesso em: 27 julho 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006b.

CARLINI-COTRIM, B.; ROSEMBERG, F. Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 299-305, 1991.

CHEVALLARD, Y. A Transposição Didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

COLLETTO, A. D. A importância do aperfeiçoamento profissional, 2005. Disponível em: <http://maca.cptec.inpe.br/noticias.php?ntc=48>. Acesso em: 31 agosto 2006.

JÁCOME, M. Automedicação - uma prática de dois gumes e consequências preocupantes. Agenda Saúde, 2001. Disponível em: <http://www.agendasaude.com.br/materias/index.asp?cod=238>. Acesso em: 25 agosto 2006.

LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, I.; GOUVEA, G. Analisando aspectos da leitura de imagens em livros didáticos de ciências por estudantes do ensino fundamental no Brasil. Enseñanza de las Ciências. Número extra, VII congresso, p. 1-3, 2005.

NÚNEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, 2003.

RÁCZ, M. L.; MENCK, C. F. M. Propriedades gerais dos vírus. In: TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 4.ed. São Paulo: Atheneu, 2004, p. 509-514.

RAMALHO, B. L.;; NÚNEZ, I. B. GAUTHIER, C. Quando o desafio é mobilizar o pensamento pedagógico do professor: uma experiência centrada na formação continuada. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2000. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 10 abril 2006.

RAVEN, P H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

GARCÍA, M. M. T.; IZQUIERDO, A. M.; FIEDLER-FERRARA, N.; MATTOS, C. R. (2002) Un estudio sobre la evaluación de libros didácticos. I Encuentro Ibero-americano sobre Investigación en Educación en Ciencias. Burgos, 2002, p. 16-21.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação. São Paulo, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS