ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109Palavras-chave:
Livro Didático; Virologia; Ensino Médio.Resumo
A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia.
The study of viruses provides basic and applied knowledge to be used in people's daily actions aimed at the improvement of the quality of life concerning collective health. However, there is a considerable lack of studies that analyze those concepts in the high school textbooks. This research analyzed the main concepts of the Virology in high school Biology textbooks widely used at schools of Aracaju, Sergipe state. The analysis was made with emphasis on the verification of conceptual mis takes whereas taking into consideration the students' previous knowledge. The books presented problems regarding the applied concepts and con- textualization. The obtained results indicate a need for the reformulation and updating of those didactic resources with a view to assist in the teach ing of Virology.
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