COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

TEACHER COMPETENCIES AND TRAINING FOR SCIENCE EDUCATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

Autores

  • Viviane Briccia Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180103

Palavras-chave:

Competências docentes; Ensino por investigação; Formação continuada.

Resumo

Neste trabalho analisamos a formação continuada, a prática e as reflexões de um grupo de professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo em um projeto de inovação, com a intenção de observar quais fatores foram fundamentais para a inserção dessas docentes na Educação Científica. Utilizamos três tipos de dados: interações verbais na formação em serviço, entrevista e análise de aulas. Observamos que a participação das professoras em atividades como aprendizes, seguidas de reflexões e de espaços de trocas, foi fundamental para a inserção das docentes em práticas relacionadas ao Ensino de Ciências pouco trabalhada nos Anos Iniciais. Concluímos que a articulação de diversas competências é um fator fundamental para essa inserção e que tais competências envolvem desde o planejamento docente até as relações sociais que são estabelecidas dentro do ambiente escolar.

The purpose of this paper is to analyze the ongoing training, practice and reflections of a group of teachers from a municipal elementary school in the City of São Paulo focusing an innovative project aimed at observing what factors are essential to theirwork in science teaching. We used three types of data: oral interactions in the course of in-service training; interviews; and analysis of classes. We noted that the teachers' participation in activities in the role of apprentices, followed by reflections and space for exchanges, was fundamental to their science teaching practice, rarely dealt with in the early school years.We concluded that articulation of the various competencies is a key factor in this science-teaching endeavor and that such competencies range from the teaching plan right through to the social relations established within the school environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, A. M.; SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P.; Proposta para um novo trabalho de Ensino de Ciências e suas contribuições no processo de Alfabetização Científica. In: SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória, ES. Anais... Vitória, ES, 2009. [ Links ]

ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. [ Links ]

AZEVEDO, M. N.; ABIB, M. L. V. S. Pesquisa-ação e formação contínua em serviço: a elaboração de saberes docentes em ciências. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. extra, p. 3186-3189, 2009. [ Links ]

BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 113-125, 2002. [ Links ]

BRICCIA, V.; ALVES, C. M. S.; BATISTA, E. S.; SILVA, Z. Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: Uma investigação diagnóstica no município de Ilhéus - Bahia. In: EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 11., 2008, Curitiba. Anais..., Curitiba, 2008. [ Links ]

BRICCIA, V. Competências docentes em um Projeto de Inovação para a Educação Científica. Tese de Doutorado- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. FEUSP, 2012. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências - 1º e 2º ciclos. Brasília, MEC, 1997. [ Links ]

CANO, E. Cómo mejorar las competencias de los docentes. Barcelona: Graó, 2005. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; Habilidades de los profesores para fomentar la enculturación científica. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, Bogotá, Colômbia, Universidad Pedagógica Nacional, v. extra, p. 9-22, 2007. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E.R.; REY, R. C.; VANUCCHI, A. I. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Editora Scipione, 1998. [ Links ]

DIAS, R. E.; LOPES, A. C. Competências na formação de professores no Brasil: O que (não) há de novo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1155-1177, dez. 2003. [ Links ]

FLORIDA. Accomplished Practices. Departament of Education. 1998. Disponível em: < http://www.fldoe.org/dpe/pdf/AccomPractices_11-09-07.pdf >. Acesso em: 28 out. 2010. [ Links ]

FRASER, B. J. Classrrom Learning Environments. In: ABELL, S.; LEDERMAN, K. (Ed.). Handbook of Research in Science Education. New Jersey, USA: Lawerence Erlbaum Associates, 2007. [ Links ]

GARCÍA, B.; LOREDO, J.; LUNA, E.; RUEDA, M. Modelo de Evaluación de Competencias Docentes para la Educación Media y Superior. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, s.l, v. 1, n. 3, 2008. [ Links ]

GLASER-ZIKUDA, M.; FUB, S. Impact of teacher competencies on student emotion: A multi-method approach. International Journal of Educational Research, s.l, v. 47, p. 136-147, 2008. [ Links ]

GIL PÉREZ; D. MACEDO, B; MARTÍNEZ TORREGROSA, J.; SIFREDO, C.; VALDÉS, P; VILCHES, A. (Eds.). ¿Cómo promover el interés por la cultura científica? Una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jóvenes de 15 a 18 años. OREALC/ UNESCO, Santiago de Chile, 2005. [ Links ]

GUALBERTO, P. M. de A.; ALMEIDA, R. Formação de professores das séries Iniciais: Algumas considerações sobre a formação matemática e a formação dos professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 287- 308, 2009. [ Links ]

HODSON, D.; HODSON, J. Science Education as Enculturation: Some Implications for Practice. School Science Review. s.l, v. 80, n. 290p. 17-24, sep. 1998. [ Links ]

KOSTER, B.; BREKELMANS, M.; KORTHAGEN, F; WUBBELS, T. Quality requirements for teacher educators. Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 2, p. 157-176, 2005. [ Links ]

f1, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, dez. 2006. [ Links ]

LIU, Z. A.; AKERSON, V. L. Science and language links: a fourth grade intern's attempts to use language arts to improve scientific inquiry skills. Electronic Journal of Literacy Through Science, Davis, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2002. [ Links ]

LOPES, C. V. M.; DULAC, E. B. F. Ideias e palavras na/da ciência ou leitura e escrita: o que a ciência tem a ver com isso? In: NEVES, I. C. B. et.al. (Org). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 8. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. [ Links ]

LUDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. [ Links ]

MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H..As interações discursivas no Ensino de Física: A promoção da discussão pelo professor e a Alfabetização Científica pelos alunos. Ciência e Educação, Bauru, UNESP, v. 18, p. 593-611, 2012. [ Links ]

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. [ Links ]

OLIVA, A. J.; FERNANDEZ LOZANO, P. F.; MARTÍN DEL POZO, R.; BALLESTEROS, M. G.; PESQUERO FRANCO, E.; MARTÍN, S. E. Comparative study of the evaluation of professional competencies by experienced and trainee Spanish primary teachers. European Journal of Teacher Education, s.l, v. 32, n. 4, p. 437-454, 2009. [ Links ]

PANTIĆ, N.; WUBBLES, T. Teacher competencies as a basis for teacher education - Views of Serbian teachers and teacher educators. Teching and Teacher Education, s.l, v. 26, p. 694-703, 2010. [ Links ]

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]

POZO, R. M.; OLIVA, A.D. La formación inicial en competencias valorada por los maestros en activo. REIFOP - Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 12, n. 3, p. 59-69, 2009. [ Links ]

SANMARTÍ, N. ¿Qué cambios implica la introducción del concepto competencia en la educación científica? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. BARCELONA, 8., 2009, Barcelona. Atas. Barcelona, Espanha, 2009. [ Links ]

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. [ Links ]

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, London: Sage, 1984. [ Links ]

Publicado

2021-02-04 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS