SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

SCIENCE TEXTBOOKS SELECTION AND USE: RESEARCH ON FLORIANÓPOLIS' MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Adriana Mohr Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180305%20

Palavras-chave:

Livro didático; Ensino de Ciências; Professores; Ensino Fundamental.

Resumo

No presente artigo, investigamos aspectos relacionados à seleção e ao uso do livro didático de Ciências por professores de escolas municipais de Florianópolis. Apresentamos e discutimos informações referentes às impressões dos docentes sobre o livro didático de Ciências, colhidas em entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes, sujeitos deste estudo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados apontam que, no grupo de docentes entrevistados, o professor de Ciências é o responsável pela escolha do livro didático na rede municipal de ensino de Florianópolis, a seleção do livro é feita em função da proposta curricular do município e do projeto político-pedagógico da escola, e os docentes consideram-se satisfeitos com a forma como selecionam e utilizam o livro didático em seus trabalhos.

In this article we describe an investigation of some aspects related to the selection and use of science textbooks by school teachers in the municipality of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. We investigated the academic background and the teachers' beliefs about science textbooks, through semi-structured interviews with eight science teachers. This research is classified as a qualitative one and our results show that the science teachers are the ones responsible for the textbooks selection in the municipal schools in Florianópolis, and their choices are based upon the Directives of the Secretary of Education of the municipality and their school's pedagogic project. They agree that the whole process is satisfactory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGANHA, D. E. O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2010. [ Links ]

BAGANHA, D. E.; GONZALEZ, C. E. F.; BOAL, D. G. O livro didático de Biologia: a escolha de um recurso adequado à prática docente. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA - EREBIO, 5.; ICASE, 4., 2011, Londrina - PR. Anais Londrina: Desafios da Ciência entremeando culturas, 2011. CD-ROM. [ Links ]

BIZZO, N. A avaliação oficial de Materiais Didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA - EPEB, 7., 2000, São Paulo. Anais... São Paulo, 2000. p. 54-58. [ Links ]

BIZZO, N. Graves erros de conceito em livros didáticos de Ciência. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 21, n. 121, p. 26-35, 1996. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Ciências. Brasília: Ministério da Educação, 2010. [ Links ]

CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, .n. 2, p. 35-45, 2005. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. v. 1, p. 13-48. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: Tendências e Inovações. 11. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. [ Links ]

CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de Ciências a respeito do livro didático. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 97-116, 2008. [ Links ]

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549- 566, 2004. [ Links ]

DELIZOICOV, N. C. O professor de Ciências naturais e o livro didático (No Ensino de Programas de Saúde). 1995. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1995.[Links]

ECHEVERRÍA, A. R.; MELLO, I. C.; GAUCHE, R. Livro didático: análise e utilização no ensino de química. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí , 2010. p. 263-286. [ Links ]

EL-HANI, C. N.; ROQUE, N.; ROCHA, P. L. B. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: Resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 211-240, 2011. [ Links ]

FERNANDES, A. T. C. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 531-545, 2004. [ Links ]

FERREIRA, M. S.; SELLES, S. E. A produção acadêmica brasileira sobre livros didáticos em Ciências: uma análise em periódicos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 4., 2003, Bauru. Anais... Bauru, 2003. CD-ROM. [ Links ]

FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O estado da arte do livro didático no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), 1987. [ Links ]

GUIMARÃES, F. M. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2011. [ Links ]

MAFFIA, A. M. C.; et al. Livro didático de Ciências: o real e o idealizado em sua seleção. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA - EPEB, 8., 2002, São Paulo. Anais.. São Paulo, 2002. CD-ROM. [ Links ]

MARTINS, E. F.; SALES, N. A. O.; SOUZA, C. A. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, p. 11-26, 2009. [ Links ]

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 2008. [ Links ]

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. [ Links ]

NARDI, R. A avaliação de livros e materiais didáticos para o ensino de Ciências e as necessidades formativas do docente. In: BICUDO, M. A. V.; SANTANA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do educador e avaliação educacional, v. 4, p. 93-103. São Paulo: Editora Unesp, 1999. [ Links ]

NUÑEZ, I. B. et al. O livro didático para o ensino de Ciências. Selecioná-los: um desafio para os professores do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Anais Atibaia, 2001. CD-ROM. [ Links ]

QUESADO, M. O papel dos aspectos da natureza da Ciência em livros didáticos de Ciências - uma análise textual. In: MARTINS, I.; GÔUVEA, G.; VILANOVA, R. (Org.). O livro didático de Ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012. p. 91-104. [ Links ]

SGNAULIN, I. M. Seleção e uso de livro didático de Ciências por professores iniciantes e experientes, da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2012. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012. [ Links ]

TOLENTINO-NETO, L. C. B. O processo de escolha dos livros didáticos de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries. 2003. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, USP, São Paulo. 2003. [ Links ]

ZAMBON, L. B. Seleção e utilização de Livros Didáticos de Física em Escolas de Educação Básica. 2012. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2012. [ Links ]

ZAMBON, L. B.; et al. Ações extensionistas de assessoramento na organização do trabalho escolar: materiais e recursos didáticos para o trabalho docente. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL -SEURS, 29., 2011, Foz do Iguaçu. Anais Londrina: Desafios da Ciência entremeando culturas, 2011. CD-ROM. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-07-08 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS