IMAGENS E O ENSINO DE FÍSICA: IMPLICAÇÕES DA TEORIA DA DUPLA CODIFICAÇÃO

IMAGES AND PHYSICS EDUCATION: DUAL-CODING THEORY' S IMPLICATIONS

Autores

  • Fernando Temporini Frederico Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180306%20

Palavras-chave:

Teoria da dupla codificação; Ensino de física; Imagens.

Resumo

Este artigo apresenta e discute parte dos dados de uma pesquisa de doutorado que investigou as contribuições das imagens para o ensino de física. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, e tendo a Teoria da Dupla Codificação de Paivio como principal referencial teórico, buscou-se investigar como as imagens podem se configurar como recursos potenciais para processos que envolvem o aprendizado de conceitos de física. Com base na análise dos dados coletados, pode-se considerar que tais recursos são capazes de contribuir de maneira significativa para o aprendizado de conceitos físicos.

This article presents and discusses part of a data from doctoral research that investigated image's contributions for physics teaching. With a qualitative approach to interpretation, and having the Dual Coding Theory by Paivio as the main theoretical framework, we sought to investigate how images can be configured as potential resources for processes involving learning physics' concepts. Based on analysis of the collected data, it can be considered that such resources are able to contribute significantly to learning physical concepts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1995. [ Links ]

FERNANDES, H. L. Decodificação fotográfica e ensino de ciências In: OLIVEIRA, C. I. C.; SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. p. 36-53. [ Links ]

FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 6. ed.Petrópolis: Vozes, 2013. [ Links ]

GAMBRELL, L. B. Induced mental imagery and text prediction performance of first and third graders. In: NILES, J. A., HARRIS, J. A. New inquiries in Reading research and instruction. Thirty-first Yearbook of the Natonal Reading Conference. Rochester, New York: National Reading Conference, p. 131-135, 1982. [ Links ]

GAMBRELL, L. B., BALES, R. J. Mental imagery and the comprehension-monitoring performance of fourth and fifth grade poor readers. New York: Reading Reserach Quarterly, 1986. [ Links ]

GIESEN, C., PEEK, J. Effects of imagery instruction on Reading and retaining a literacy text. Journal of Mental Imagery, v. 8, p. 79-90, 1984. [ Links ]

KULHAVY, R. W., SWENSON, I. Imagery istructions and the comprehension of text. British Journal of Educational Psychology, v. 45, p. 47-51, 1975. [ Links ]

LIEURY, A. Memória e aproveitamento escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2001. [ Links ]

MEYER, P. O olho e o cérebro. São Paulo: Editora UNESP, 2002. [ Links ]

MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011. [ Links ]

NUNES, Cláudia. Rede de energia In: RELVAS, Marta Pires (Org.). Que cérebro é esse que chegou à escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 95-116.[Links]

PAIVIO, A. Mind and its evolution: A dual coding Theoretical approach. New York: Psychology Press, 2014. [ Links ]

PRESSLEY, G. M. Mental imagery helps eight-year-olds remember what they read. Journal of Educational Psychology, New Jersey, v. 68, p. 355-359, 1976. [ Links ]

ROBILOTTA, C. C. A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira. Rev. Panam. Salud Pública, Washington, v. 20, p. 134-42, 2006. [ Links ]

SADOSKI, M.; PAIVIO, A. Imagery and text: A dual coding theory of reading and writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. [ Links ]

SOUZA, L. H. P. Imagens científicas e ensino de ciências: a construção de representação simbólica a partir do referente real. In: OLIVEIRA, C. I. C.; SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em ciências. Rio de Janeiro: Lamparina , 2014. p. 111-134. [ Links ]

STEINGART, S. K., GLOCK, M. D. Imagery and recall of conected discourse. Reading Research Quartely, v. 15, p. 66-83, 1979. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-07-28 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS