CIDADANIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES PARA O DEBATE

CITIZENSHIP AND SCIENCE EDUCATION: DEBATING ISSUES

Autores

  • Francine Pinhão Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Isabel Martins Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301%20

Palavras-chave:

Ensino de ciências; Cidadania; Democracia.

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre o ensino de ciências e a cidadania. O tema se justifica pelo fato de que, atualmente, tanto as pesquisas educacionais como as políticas e os parâmetros curriculares trazem a formação para a cidadania para o centro do debate sem, no entanto, esclarecerem esse conceito. O texto explora o conceito de cidadania sob três enfoques principais: (i) a crítica ao sentido de cidadania presente no liberalismo clássico; (ii) os sentidos de cidadania em diferentes modelos políticos; (iii) os sentidos de cidadania para o ensino de ciências nas políticas educacionais brasileiras desde a década de 1930. Por fim, levantamos questões para repensarmos esse binômio e desnaturalizarmos a relação linear entre ciências e cidadania.

This paper discusses the relationship between science education and citizenship. This theme's choice is justified by the fact that educational policies, guidelines and parameters currently bring training for citizenship to the debate's core without, however, clarify this concept. The text explores citizenship's concept with three main focuses: (i) citizenship's critique in classical liberalism; (ii) citizenship's meanings in different political models; (iii) citizenship's meanings for science education in Brazilian educational policies since the 1930. Finally, we raise issues to rethink this binomial and deconstruct the linear relationship between science learning and citizenship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, V. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Rev. Sociol. Polit {online} v. 24, n. 57, 2016. [ Links ]

ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010, 120 p. [ Links ]

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código, controle. Petrópolis: Vozes, 1996. [ Links ]

BOBBIO, N. O futuro da democracia (uma defesa das regras do jogo). Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 171 p. [ Links ]

BUFFA, E. Educação e Cidadania Burguesa. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 14. ed. São Paulo: Cortez , 2010. [ Links ]

CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 240 p. [ Links ]

CURY, C. R. J. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 2, Mai./Jun./Jul./Ago. 1996. [ Links ]

FERREIRA, M. S.; GOMES, M. M.; LOPES, A. C. Trajetória histórica da disciplina escolar ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968). Pro-posições, Campinas, v. 34(12), n. 1, 2001. [ Links ]

FORST, R. Foundations of a theory of multicultural justice. Constellations, v. 4, n. 1, 1997. Disponível em: <http://www.homepage.univie.ac.at/herbert.preiss/files/Forst_Foundations_of_Theory_of_Multicultural_Justice.pdf >. Acesso em: 2 ago. 2016. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância São Paulo: Unesp, 2004. [ Links ]

HABERMAS, J. Técnica e Ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 2011. 147 p. [ Links ]

HABERMAS, J. Três modelos normativos de democracia. Lua Nova {online}, n. 36, p. 39-53, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-4451995000200003 >. Acesso em:2 ago. 2016. [ Links ]

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 25. ed. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2014. [ Links ]

KRASILCHIK, M. O ensino de ciências e a formação do cidadão. Em aberto, Brasília, ano 7, n. 40, out./dez. 1988. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, 2000. [ Links ]

KYMLICKA, W; NORMAN, W. Return of the citizen: A survey of recent work on citizenship theory. Ethics, Chicago, v. 102, n. 2, p. 352-381, 1994. [ Links ]

LEVINSON, R. Science education and democratic participation: an uneasy congruence? Studies in Science Education, London, v. 46, n. 1, p. 69-119, 2010. [ Links ]

LIBÁNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÁNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994. [ Links ]

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 38, n. 1, mar. 2012. [ Links ]

LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. 184 p. [ Links ]

LOPES, A. C.; MACEDO, E. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 73-94. [ Links ]

LOUREIRO, F. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez , 2009. [ Links ]

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. i Revista e-Currculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p.1530-1555, out./dez. 2014. [ Links ]

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez , 2009. [ Links ]

TEIXEIRA, F. M. Uma análise das implicações sociais do ensino de ciências no Brasil dos anos 1950-1960. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 269-286, 2013. [ Links ]

MOEHLECKE, S. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, jan.-abr. 2012. [ Links ]

MORAES, M. C. M. Educação e Política nos Anos 30: a Presença de Francisco Campos. Rev. bras. Est. pedag., Brasília, v. 73, n. 174, p. 291-321, maio/ago. 1992. [ Links ]

PIASSI, L.P. Educação científica no ensino fundamental: os limites dos conceitos de cidadania e inclusão veiculados nos PCN. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 4, 2011. [ Links ]

PINTO, J. M. de R. Financiamento da educação no Brasil: um Balanço do Governo FHC (1995-2002). Edc. Soc., v. 23, n. 80, set. 2002. [ Links ]

SADER, E. A construção da hegemonia pós-neoliberal. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013. [ Links ]

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estud., São Paulo, n. 79, nov. 2007. [ Links ]

SANTOS, B. S. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 65, p. 3-76, 2003. [ Links ]

VILANOVA, R. A cidadania nos livros didáticos de ciências: mudança discursiva, mediações e tensões na dinâmica de produção das coleções didáticas para a educação pública. 190 f. 2011. Tese (doutorado em 2011) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 2011. [ Links ]

VILANOVA, R.; FENERICH, C.; RUSSO, K. Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena. Rev. Lusófona de Educação{online}, n. 17, 2011. [ Links ]

Downloads

Publicado

2016-08-31 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS