UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS

AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS

Autores

  • Antônio Araújo Jr. Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria Rita Avanzi Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria Luiza Gastal Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190104%20

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; História de vida; Varal Literário.

Resumo

Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não hu-manos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.

This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJOJR., A. C. 2011. Histórias de Vida penduradas em Cordel: uma experiência de troca de saberes no ensino de Biologia para a EJA. Brasília, DF. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília-UnB. 131p. [ Links ]

ALBUQUERQUE, P. G. 2007. Sobre Animais, Literatura e Crianças. In: D., LINS (org.) Nietzche/Deleuze: imagem, literatura e educação. Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 228 - 243. [ Links ]

ANTUNES, A. 2003. Leitura do Mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade. São Paulo, SP. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - USP, 268 p. [ Links ]

AVANZI, M. R. 2005. Tecido a muitas mãos: experienciando diálogos na pesquisa em educação ambiental. São Paulo, SP. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - USP, 313 p. [ Links ]

BOGDAN, R. C. & BIKLEN, S. 1994. Investigação Qualitativa em Educação. 1ª ed., Porto: Porto Editora, 336 p. [ Links ]

CARVALHO, I. C. 2004. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: P. P., LAYRARGUES (coord.), Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 303 - 322. [ Links ]

CATANI, D. A. 1994. Ensaios sobre a produção e a circulação dos saberes pedagógicos. São Paulo, SP. Tese de Livre-docência. Universidade de São Paulo - USP, 322 p. [ Links ]

COSTA, M. V. 1991. A caminho de uma pesquisa-ação crítica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2) jul/dez: 47-52. [ Links ]

DESCOLA, P. 1998. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana, Rio de Janeiro, 4(1): 23-45. [ Links ]

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M.(Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 19-57. [ Links ]

FREIRE, P. 2009. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50ª ed., São Paulo: Cortez. 68 p. [ Links ]

FREIRE, P. 1996. Pedagogia da autonomia: saberes necessários às práticas educativas. 41ª reimpressão, São Paulo: Paz e Terra. 82 p. [ Links ]

GADOTTI, M. & ROMÃO, J. E. 2010a. Diretrizes Nacionais. In: GADOTTI, M. & ROMÃO, J. E (orgs.) Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 11ª ed., São Paulo: Cortez , p. 119 - 131. [ Links ]

GADOTTI, M. & ROMÃO, J. E. 2010b. O papel dos Municípios. In: GADOTTI, M. & ROMÃO, J. E (orgs.) Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 11ª ed., São Paulo: Cortez , p. 113 - 119. [ Links ]

KOHAN, W. O. 2007. Imagens da infância. In: D., LINS (org.) Nietzche/Deleuze: imagem, literatura e educação. Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 324 - 327. [ Links ]

LARROSA, J. 2015. Tremores: escritos sobre experiência. 1ª ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 175 p. [ Links ]

LOPES, A. C. 1997. Conhecimento Escolar em Química - Processo de Mediação Didática da Ciência. Química Nova, 20(5): 234 - 242. [ Links ]

MEC. 2006. Alunos e Alunas de EJA (Coleção Trabalhando com alunos de EJA) Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1 .pdf Acesso em 20/01/2015 [ Links ]

SILVA, E. T. 1998. Ciência, Leitura e Escola. In: ALMEIDA, SILVA (orgs.) Linguagens, Leituras e Ensino de Ciência. Campinas, SP: Mercado das Letras, p. 105 - 113. [ Links ]

SOARES, R. S. 2005. As contradições na vida e no trabalho dos alunos da EJA de Porto Alegre: Um estudo de caso. Porto Alegre, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Brasil. 208 p. [ Links ]

RAZERA, J. C., BOCCARDO, L., SILVA, P. S. 2007. Nós, a escola e o planeta dos animais úteis e nocivos. Ciência & Ensino, 2(1): 223-229. [ Links ]

RIBEIRO, V. M. 2008. Educação de Jovens e Adultos: Novos leitores, novas leituras. 3ª ed., São Paulo: Mercado das Letras, 224 p. [ Links ]

Publicado

2017-01-16 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS