CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING

Autores

  • Lailton Passos Cortes Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Luciana Passos Sá Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190105%20

Palavras-chave:

PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências.

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa.

The main goal of this study is to analyze Pedagogical Content Knowledge’s (PCK) elements mobilized when beginning students in the Master of Science Education elaborated activities related to environmental education and the use of environmental themes concerned to basic education. In the research, participated eight masters students with training in the following areas of knowledge: biology, physics, chemistry and pedagogy. To obtain the data, questionnaires and interviews were used. The results indicate that the master´s students have a well developed PCK, despite the difficulties in relating the environmental theme to the area specific content. Considerations regarding the professional knowledge of future teachers on environmental education in science teaching are aspects discussed in this research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDULLAH, Sharifah Intan Sharina Syed; HALIM, Lilia. Development of instrument measuring the level of teachers’ Pedagogical Content Knowledge (PCK) in environmental education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 9, p. 174-178, 2010. [ Links ]

BACCI, Denise de La Corte; PATACA, Ermelinda Moutinho. Educação para Água. Revista de Estudos Avançados, v. 22, n. 63, p. 211-226, 2008. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. [ Links ]

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. [ Links ]

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental: CNE/CP, 2012. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br . Acesso em: 15 Set. 2015. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. [ Links ]

ÇALIK, Muammer; AYTAR, Ayşe. Investigating Prospective Primary Teachers’ Pedagogical Content Knowledge Of “Effect Of Human On Environment” Subject In: The Process Of Teaching Practice. Educational Sciences: Theory & Practice, v.13, p.1599-1605, 2013. [ Links ]

COSTA, Ausenda. Desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes: um objectivo pedagógico fundamental. Revista Iberoamericana de Educación. n. 46, v. 5, p. 1-8, 2008. [ Links ]

ESPINOZA, A.; CASAMAJOR, A.; PITTON, E. Enseñar a leer textos de ciências. Buenos Aires: Paidós, 2009. [ Links ]

FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; FREITAS, Denise de. Educação ambiental e relações CTS: uma perspectiva integradora. Ciência & Ensino, v.1, n. especial, 2007. [ Links ]

FERNANDEZ, Carmen. Revisitando a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK de professores de Ciências). Revista Ensaio, v. 17, n. 2, p. 500-528, 2015. [ Links ]

GEDDIS, Arthur N.; ONSLOW, Barry; BEYNON, Carol; OESCH, John. Transforming content knowledge: Learning to teach about isotopes. Science Education, n. 77, v. 6, p. 575-591, 1993. [ Links ]

GESS-NEWSOME, Julie. Pedagogical Content knowledge: an introduction and orientation. In: GESS-NEWSOME, Julie.; LEDERMAN, Norman G. (eds.) Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education, Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999, p. 3-17. [ Links ]

GESS-NEWSOME, Julie; CARLSON, Janet. An international perspective on pedagogical content knowledge. Paper presented at the The Association for Science Teacher Education Conference, Charleston, SC, 2013. [ Links ]

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teacher College Press, 1990. [ Links ]

KAWASAKI, C. S. et al. A pesquisa em educação ambiental nos ENPEC: contextos educacionais e focos temáticos. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC). Florianópolis, Anais, 2009. [ Links ]

KAYA, Osman N. The Nature of Relationships among the Components of Pedagogical Content Knowledge of Preservice Science Teachers: “Ozone Layer Depletion” as an Example. International Journal of Science Education, v. 31, n. 7, p.961-988, 2009. [ Links ]

LAYRARGUES, Philippe Pomier. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, Marcos. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 131-148. [ Links ]

LOUGHRAN, John; BERRY, Amanda; MULHALL, Pamela. Understanding and developing science teachers’ pedagogical content knowledge. Rotterdam: Sense Publishers, 2006. [ Links ]

LOUGHRAN, John; MULHALL, Pamela; BERRY, Amanda. In search of pedagogical content knowledge in science: developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004. [ Links ]

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ]

OLIVEIRA JUNIOR, M. M.; NOVAIS, R. M.; FERNANDEZ, C. O instrumento CoRe como atividade didática para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos. In: XVI ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI ENEQ. Salvador: UFB, 2012. v. 1. p. 20-23. [ Links ]

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994. [ Links ]

ROLLNICK, Marissa et al. The place of subject matter knowledge in pedagogical content knowledge: a case study of South African teachers teaching the amount of substance and chemical equilibrium. International Journal of Science Education, v. 30, n. 10, p.1365-1387, 2008. [ Links ]

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel Cristina De Moura (orgs.) Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44. [ Links ]

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p.1-27, 1987. [ Links ]

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. [ Links ]

SORRENTINO, Marcos. De Tbibilisi a Thessaloniki: A Educação Ambiental no Brasil. In: QUINTAS, José Silva (Org.). Pensando e praticando a Educação Ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2000. (Coleção Meio Ambiente). Série Educação Ambiental. v. 3. [ Links ]

TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro; FERREIRA, Tereza Raquel das Chagas. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 199-207, 2001. [ Links ]

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como “temas geradores”. Educar em Revista, n. 27, p. 93-110, 2006. [ Links ]

TRISTÃO, Martha; JACOBI, Pedro. R. A Educação Ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa: entre, através e além do ambientalismo e da educação. In: TRISTÃO, Martha; JACOBI, Pedro. R. (Orgs). Educação Ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa. São Paulo: Annablume, 2010, p. 13-29. [ Links ]

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem - Práticas de mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2008. [ Links ]

ZUIN, Vânia Gomes; FARIAS, Carmen R.; FREITAS, Denise de. A ambientalização curricular na formação inicial de professores de Química: considerações sobre uma experiência brasileira. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 552-570, 2009. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-02-09 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS