A PESQUISA NA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

RESEARCH IN THE IN-SERVICE TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS

Autores

  • Dekarla Xisto Oliveira Universidade do Norte do Paraná (Unopar)
  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190107%20

Palavras-chave:

Licenciatura; Pesquisa; Docência.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de investigação que teve como objetivo compreender como se deu a aprendizagem e o desenvolvimento da pesquisa em um curso de licenciatura em biologia para professores em exercício da rede pública do estado da Bahia e analisar as concepções de pesquisa de egressos desse curso. Os dados foram constituídos por meio da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas com professores-cursistas e professores-formadores. Os resultados indicam que a pesquisa da prática pedagógica esteve pouco presente, em virtude de: organização curricular do curso, condições de trabalho dos participantes e representações a respeito da formação em biologia. Os egressos manifestaram concepções de pesquisa relacionadas com: atualização, trabalho avaliativo, atividade rigorosa e prática reflexiva. Concluímos que há necessidade de se ponderar mais profundamente a respeito das finalidades da pesquisa na formação docente, particularmente em cursos voltados para a formação em exercício

This study presents the main results obtained through a research whose goal was to understand how learning and research took place in an undergraduate biology course for teachers working in public schools of the State of Bahia, Brazil, and assess recent graduates’ conceptions of research. Data was obtained from various documents such as: program design; students’ end-of-course works; the courses’ summaries; and interviews with teachers attending the course and teacher trainers. The assessment was carried out through content analysis. The results indicated that research in the pedagogical practice was scarce, as a result of three factors: curricular organization of the course; participants’ working conditions; and representations about biology training. The graduates expressed their conceptions of research relating to: updating; evaluation work; rigorous activities; and reflective practice. We concluded that there is a need to consider the purposes of research in teacher education programs more deeply, as well as to discuss students’ conceptions of research, with a particular focus on in-service training courses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001. [ Links ]

ANDRÉ, M.; PESCE, M. K. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v 4, n. 7, jul. - dez. 2012. : Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/12/54/1 . Acesso em: 10 jun 2016 [ Links ]

ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia. Revista Polyphonía, v. 21/1, jan./jun. 2010 p 201 - 215. Disponível em: https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/sv/article/view/16300 . Acesso em: 10 jun 2016 [ Links ]

ARAUJO, W. S. et al. Formação acadêmica e identidade profissional de formandos do curso de Ciências Biológicas do ICB/UFG. Revista Polyphonía (Solta a Voz), n. 18, v. 2, p. 243-254, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/3415/3296 . Acesso em: 20 jun 2016. [ Links ]

BAGNO, M. Pesquisa na escola. O que é e como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1998. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. [ Links ]

BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de licenciatura em ciências biológicas. Ciência & Educação, v. 15, n. 1, p. 155-73, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n1/v15n1a10.pdf . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

CARR, W.; KEMMIS, S., Teoria crítica de la enseñanza. La investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988. [ Links ]

CHAPANI, D. T. Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/138/188 . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.[Links]

DINIZ-PEREIRA, J. E.; ALLAIN, L. R. Considerações acerca do professor-pesquisador: a que pesquisa e a que professor se refere essa proposta de formação? Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 269-282, 2006. [ Links ]

DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. [ Links ]

EL-HANI, C. N.; GRECA, I. M. Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 579-601, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n3/a05v17n3.pdf. Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

FRANCO, M. L. P. B. Ensino Médio: desafios e reflexões. São Paulo: Papirus, 1994. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. [ Links ]

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. [ Links ]

GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez , 2000. [ Links ]

GURIDI, V. M. A inclusão do professor de ensino básico na pesquisa: um desafio institucional. Tese. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2007. [ Links ]

IRUELA, M. J. R. La investigación-acción en didáctica de las ciencias: perspectiva desde las revistas españolas de educación. Enseñanza de las Ciencias, n 32, v. 1, 2014, p: 221-239. Disponível em: http://ensciencias.uab.es/article/view/529 . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

LOPES, N. C. A constituição de associações livres e o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professores. 2013. 372 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013. Disponível em: < http://hdl.handle.net/11449/102061 >. Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus , 2001. [ Links ]

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~gpef/teses/grupo_01.pdf . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

LUZ, C. F. S. Um estudo sobre a produção acadêmica realizada pelos licenciandos nos 10 anos do curso de Ciências Biológicas da UESB/campus de Jequié. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, 2013. [ Links ]

MOREIRA, M. A. O professor-pesquisador como instrumento de melhoria do ensino de ciências. Em Aberto, Brasília, ano 7, n. 40. out./dez. 1988. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1722 . Acesso em: 10 jun 2016 [ Links ]

NÓVOA, A. (coord.) Os professores e sua formação. Porto: Publicações Dom Quixote, 1992. [ Links ]

OLIVEIRA, C. B.; GONZAGA, A. M. Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n3/13.pdf. Acesso em: 10 jun 2016.[Links]

OLIVEIRA, S. S. O lugar da pesquisa na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Educação. Pontíficia Universidade Católica PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. [ Links ]

PIMENTA, S. G.; GHERDIN, E. (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez , 2002. [ Links ]

SILVA, P. O desenvolvimento profissional de um grupo de professores participantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas ligado ao Plano Nacional de Formação de Professores -PARFOR. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Brasil, 2014. [ Links ]

TEIXEIRA, P. M. M. Iniciação à pesquisa: um eixo de articulação no processo formativo de professores de Ciências Biológicas. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. v. 5, n. 1, março de 2003. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v5n1/511.pdf . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Projeto de reconhecimento do curso de licenciatura em biologia - PROESP. Senhor do Bonfim: UNEB, 2012. [ Links ]

VASCONCELOS, S. D.; LIMA, K. E. C. O professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 323-340, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n2/v16n2a04.pdf . Acesso em: 10 jun 2016 [ Links ]

VILLANI, A.; FREITAS, D.; BRASILIS, R. Professor pesquisador: o caso rosa Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 479-496, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n3/03.pdf . Acesso em: 10 jun 2016. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-02-09 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS