QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS

SOCIOSCIENTIFIC ISSUES IN SCIENCE TEACHING: SOME CHARACTERISTICS OF BRAZILIAN RESEARCH

Autores

  • Polliane Santos de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190109

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Pesquisas Brasileiras.

Resumo

Neste trabalho, analisou-se a compreensão apresentada pelas pesquisas brasileiras em Educação em Ciências sobre Questões Sociocientíficas. Para tal, realizou-se um estudo dos trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre o período de 1997 a 2013. Mediante a Análise Textual Discursiva, foram organizadas as categorias: Foco temático e natureza dos trabalhos; Compreensão de Questão Sociocientífica; Questões Sociocientíficas, abordagem CTS e desenvolvimento da argumentação; e Planejamento e implementação de propostas centradas em Questões Sociocientíficas. Dentre os resultados, destaca-se a necessidade de ampliar as discussões sobre o papel das Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências, que permitam esclarecer se essas constituem recurso didático-pedagógico, objeto de aprendizagem em sala de aula ou elemento estruturante do currículo. Além disso, há necessidade de mais sistematizações acerca das características dessas questões, suas relações com outros referenciais e critérios de seleção.

In this paper, we analyzed the understanding presented in Brazilian researches in Science Education about Socioscientific Issues. Therefore, a study was conducted in the Proceedings of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), from 1997 to 2013. Throughout Discursive Textual Analysis the categories were organized: Thematic Focus and nature of work; Understanding of Socioscientific Issues; Socioscientific Issues, STS approach and development of argumentation; Planning and implementation of proposals focused on Socioscientific Issues. Among the results, it is emphasized the need to broaden the discussions about the role of Socioscientific Issues in Science Education, allowing to clarify whether these are a didactic-pedagogical resource, object of learning or curriculum organizer element. In addition, there is need for greater systematizations about the characteristics of these issues, their relationships with other benchmarks and selection criteria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, R. O. M.; GHEDIN, E.; FORSBERG, M. C. S.; GONZAGA, A. M. O enfoque CTS na formação de professores de Ciências e a abordagem de questões sociocientíficas. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

BERNARDO, J. R.; VIEIRA, R. D.; GUIMARÃES, H. C.; MELO, V. F.. O júri simulado e a alternância de papéis em uma discussão sociocientífica: Uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de professores. In: Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

BERNARDO, J. R. D. R.; VIANNA, D. M.; SILVA, V. H. D. Introduzindo questões sociocientíficas na sala de aula: um estudo de caso envolvendo produção de energia elétrica, desenvolvimento e meio ambiente. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

BORBOLETTO, A.; CARVALHO, W. L. P. Temas Sócio-Científicos: análise dos processos argumentativos num contexto escolar. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009. [ Links ]

CARAMELLO, G. W.; ZANOTELLO, M.; PIRES, M. O. C. A Perspectiva Freireana na Formação Continuada de Professores de Física. Alexandria, v. 7, n. 2, p. 51-72, novembro, 2014. [ Links ]

CARNIO, M. P.; CARVALHO, W. L. P. D. O tratamento de Questões Sociocientíficas na formação de professores de ciências:possibilidades e desafios nas vozes dos licenciandos. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

CARNIO, M. P.; LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. A abordagem de questões sociocientíficas na formação de professores de Biologia. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

CARVALHO, C. L.; GENOVESE, R.; PESSOA, J. D. M. Trabalhador rural, Agrotóxicos e Ensino de Ciências: uma análise. In: Atas do IX Encontro de Pesquisa Nacional em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

CORRÊA, R. F.; GEREMIAS, B. M. Olhares CTS às controvérsias em torno da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. In: Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

CREPALDE, R. D. S.; AGUIAR JR., O. G. Palavra própria e palavra alheia:análise de uma Questão Socialmente Controversa numa turma de Licenciatura do Campo. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

DELIZOICOV, D. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, p. 145-175, 2004. [ Links ]

FONSECA, K. N. Investigação Temática e a formação social do espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Ilhéus: UESC/PPGEC, 2017. [ Links ]

FREITAS, R. D. O.; BRAGA, M. Qual deveria ser o principal combustível do Brasil nas próximas décadas? Uma proposta para introduzir uma controvérsia CTS em sala de aula. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009. [ Links ]

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. [ Links ]

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. [ Links ]

JIMÉNEZ-ALEIXANDRA, M. P.; PUIG, B. Argumentation, Evidence Evaluation and Critical Thinking. In: FRASER, B. J.; TOBIN, K. G.; MCROBBIE, C. J. Second International Handbook of Science Education. Springer, v. 1, 2012. Cap. PartVII - 66, p. 1001-1016. [ Links ]

LENHARO, A. F. L.; LOPES, N. C. A potencialidade do uso de questões sociocientíficas para o desenvolvimento da competência argumentativa em alunos do ensino médio. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

LIMA, A. T. F.; SILVA, H. C. O funcionamento de diferentes textualizações de discursos sobre um mesmo tema sociocientífico em sala de aula. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

LIMA, A.; MARTINS, I. As interfaces entre a abordagem CTS e as questões sociocientíficas nas pesquisas em educação em ciências. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. D.Energia e desenvolvimento humano: uma abordagem sociocientífica no Ensino de Ciências. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009. [ Links ]

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. D.; FARIA, P. C. D. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. [ Links ]

MELO, L. M.; PRÍMOLA, N. S.; MACHADO, P. F. L. E-lixo: um tema sociocientífico para aulas de Química com enfoque CTS na educação politécnica. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

MELO, M. S. D.; SANTOS, W. L. P. D. Interações discursivas em debates sociocientíficos mediados por textos didáticos. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

MENDES, M. R. M. A Argumentação em Discussões Sociocientíficas: o contexto e o discurso. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília. 2012. [ Links ]

MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. Argumentação em discussões sociocientíficas: estabelecer o contexto, explorar o discurso. In: Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. Construção discursiva para a argumentação em discussões sociocientíficas. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. [ Links ]

OLIVEIRA, F. A.; LANGHI, R. Educação em Astronomia: investigando aspectos de conscientização socioambiental sobre a poluição luminosa na perspectiva da abordagem temática. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 653-670, 2014 [ Links ]

OLIVEIRA, R. C.; PIERSON, A. H.; ZUIN, V. G. O uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia de avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC,2009. [ Links ]

PENHA, S. P. Atividades Sociocientíficas em sala de aula de Física: as argumentações dos estudantes. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo-SP. 2012. [ Links ]

PENHA, S. P.; CARVALHO, A. M. P. A promoção da sensibilidade moral através da inserção de questões sociocientíficas em salas de ciências: Um estudo comparativo entre contextos técnicos e social. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Uma análise sobre as características de argumentos de alunos do Ensino Médio sobre temática sócio-científica. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009. [ Links ]

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em seus posicionamentos acerca de questões sócio-científicas? In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

PIERSON, A. H.; FREITAS, D.; ZUIN, V. G. Aspectos de Ciência, Educação Científica e Cidadania em debate a partir de uma situação sócio-científica. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru-SP, 2005. [ Links ]

RAMOS, M. B.; SILVA, H. C. Controvérsias científicas em sala de aula: uma revisão bibliográfica contextualizada na área de Ensino de Ciências e nos Estudos Sociológicos da Ciência e Tecnologia. In: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2007. [ Links ]

RAMOS, M. B.; SILVA, H. C. Mudanças climáticas: o trabalho da textualização televisiva em aulas de ciências. In: Atas do VIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2009. [ Links ]

RIBEIRO, K. D. F.; DARSIE, M. M. P. Abordagem sobre alfabetização científica, formação cidadã e questão sociocientífica:um ensaio com alunos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, 2013. [ Links ]

SÁ, L. P. Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no Ensino Superior de Química. Tese (doutorado) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP. 2010. [ Links ]

SANTOS, C. G. M. M.; KATO, D. S. Limites e possibilidades do uso de situações problemas como recurso pedagógico: os temas controversos sócio-científicos e as relações CTSA como perspectiva para o ensino de ciências. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C.; CARNIO, M. P.; CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P. A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências:uma compreensão das sequências didáticas propostas por pequisas da área. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

SANTOS, W. I. D. G.; MACHADO, D. S.; ALMEIDA, M. T.; OLIVEIRA, M. S.; GUIMARÃES, M. A.; CARVALHO, W. L. P.; BARROS, N. K. A vida começa aos 14 dias: argumentos de licenciandos de biologia sobre o início da vida humana no contexto das pesquisas com células-tronco embrionárias. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, Dezembro 2002. [ Links ]

SANTOS, W.; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. A argumentação em discussões sócio-científicas:reflexões a partir de um estudo de caso. In: Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia-SP, 2001. [ Links ]

SILVA, F. L.; PESSANHA, P. R.; BOUHID, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio - um estudo de caso. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

SILVA, K. M. A.; DELMONDES, A. V.; SILVA, S. M. B.; SANTOS, W. L. P. Questões sociocientíficas:uma análise do raciocínio informal a partir de discussões sobre aquecimento global. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçao em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

SILVA, R. D. C. M.; LLAVANERA, M. C.; SANTOS, W. L. P. Argumentação em questões sociocientíficas:comparação entre estudantes brasileiros e espanhóis. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçao em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

SIMONNEAUX, L. Argumentation in Socio-Scientific Contexts. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research. Springer, 2007. Cap. 9, p. 179-199. [ Links ]

SOBRINHO, M. F.; RAMOS, T. C. Questões de Física do ENEM/2012 com caráter sociocientífico:um estudo do potencial argumentativo à luz do padrão de Toulmin. In: Atas IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013. [ Links ]

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Alexandria,v. 7, n.1, p. 75-101, maio, 2014. [ Links ]

VARGAS, N. J. B.; MARTÍNEZ PÉREZ, I. F. Enseñanza de las Ciencias para ciudadanía em estudiantes de educación media a patir de cuestiones científicas. In: Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011. [ Links ]

ZEIDLER, D. L.; SADLER, T. D., SIMMONS, M. L.; HOWES, E. V. Beyond STS: A Research-Based Framework for Socioscientific Issues Education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357-377, 2005. [ Links ]

ZUIN, V. G.; FREITAS, D. A utilização de temas controversos na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. In: Atas VIEncontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis-SC, 2007. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-03-21 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS