O PNLD E OS GUIAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (1999 - 2014): UMA ANÁLISE POSSÍVEL
PNLD AND SCIENCES TEXTBOOKS’ GUIDES (1999-2014): A POSSIBLE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190110%20Palavras-chave:
Guias do Livro Didático; PNLD; Ensino de Ciências.Resumo
Este trabalho propõe-se a uma análise dos Guias do Livro Didático (GLD) de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. O objetivo é apresentar dados relativos às orientações contidas nos GLDs do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como foco a fragmentação dos conteúdos presentes nas obras. Da análise realizada nos GLDs foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais apontarem para um ensino de Ciências que articule conhecimentos das diferentes áreas, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam conteúdos organizados de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções dos professores para escolha de livros com estrutura diferenciada da tradicional.
This study discusses science textbooks for the final years of elementary school. The purpose is to present data related to the orientations found in Textbook Guides in the National Textbook Program (PNLD). The study focuses on the fragmentation of the content found in textbooks. An analysis of the Textbook Guides indicated that although the official documents call for a science education that articulates various fields of knowledge, the PNLD continues to approve mostly textbook collections that present content in a fragmented manner. With this, teachers have limited options to choose books that are organized differently than the traditional, fragmented, way.
Downloads
Referências
AMARAL, I. A. do. Os fundamentos do ensino de Ciências e o livro didático. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. [ Links ]
AMARAL, I. A. do; MEGID NETO, J. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, jun.1997. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. [ Links ]
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.[Links]
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a. [ Links ]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 1999. - 5a a 8a sériesBrasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998b. [ Links ]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2002 - 5a a 8a séries. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 2001. [ Links ]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2005 - Ciências. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2004. [ Links ]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2008 - Ciências. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007. [ Links ]
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2010a.[Links]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011 - Ciências. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010b. [ Links ]
BRASIL. Histórico. Ministério da Educação - MEC. Programa Nacional do Livro Didático PNLD. Disponível em: < http://www.mec.gov.br >. Acesso em: 01 jul. 2013a. [ Links ]
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014 - Ciências. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2013b. [ Links ]
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional do Livro Didático - Anos finais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico >. Acesso em: 10 jan. 2014. [ Links ]
FERREIRA, A. de M.; SOARES, C. A. A. A. Aracnídeos Peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de Ciências. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 307-314, 2008. [ Links ]
FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. [ Links ]
GOMES, M. M.; SELLES, S. E.; LOPES, A. C. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 477-492, 2013. [ Links ]
GRAMOWSKI, V. B. O livro didático de Ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2014. [ Links ]
GUIMARÃES, F. M. Como os professores de 6° ao 9° anos usam os livros didáticos de Ciências, 2011. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2011. [ Links ]
HÖFLING, E. M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, p. 159-170, 2000. [ Links ]
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Harbra, 1998. [ Links ]
LEÃO, F. de B. F.; MEGID NETO, J. Avaliações Oficiais Sobre o Livro Didático de Ciências. In: FRACALANZA, H; MEGID NETO, J. (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, p. 35-80, 2006. [ Links ]
MACEDO, E. F. As ciências no ensino fundamental: Perspectivas atuais. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - III ENPEC, 2001, Atibaia - SP. Atas do IIIEnpec, n. 3, Atibaia, 2001. [ Links ]
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O.; PIETROCOLA, M. Análises de propostas para a formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alexandria, v. 3, n. 2, p. 31-58, 2010. [ Links ]
MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J. de P. Ciências no nono ano do Ensino Fundamental: da disciplinaridade à Alfabetização Científica e Tecnológica. Ensaio, v. 12, n. 02, p. 101-120, 2010. [ Links ]
OLIVEIRA, J. B. A. O Livro Didático - Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio? Cadernos de Pesquisa - Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, n. 44, p. 90-94, 1983. [ Links ]