SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014

MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD

Autores

  • Nijima Novello Rumenos Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190113%20

Palavras-chave:

Mudanças climáticas; Controvérsias; Livros didáticos.

Resumo

Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais.

This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.

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Publicado

2017-04-25 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS