O LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

THE CHEMISTRY LABORATORATORY AS LOCUS OF FORMATIVE EXPERIENCES

Autores

  • Vania Gomes Zuin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190108%20

Palavras-chave:

Laboratório de ensino; Ensino Superior; Experiências formativas; Teoria Crítica; Escola de Frankfurt.

Resumo

O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino, fosse identificado como um local onde os estudantes seriam estimulados a relacionar as práticas experimentais com tais características, de modo que o raciocínio crítico sobre tal relação fosse promovido e, portanto, fomentadas experiências formativas? Fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os autores têm, como principal objetivo e contribuição ao campo, argumentar que o laboratório pode ser caracterizado como lócus de desenvolvimento de experiências formativas por meio da transformação do pensamento e ações sócio-historicamente situadas.

The Chemistry laboratory very frequently is still considered a place where the notion that its practices should be self-sufficient prevails, in such a way that its production would be decontextualized in relation to the socio-cultural determinations that generated them. But if the laboratory itself with special attention to teaching could be identified as a place where students would be encouraged to relate experimental practices to these characteristics, so that the critical reasoning about such relationship would be encouraged and, thus promoting formative experiences? Based mainly on Theodor Adorno and Walter Benjamin, the main objective and contribution to the field are to discuss that the laboratory can be characterized as a locus for the development of such formative experiences through the socio-historical transformation of thought and action.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ]

ADORNO, Theodor. W. Teoria da semiformação. Trad. Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, Bruno;. ZUIN, Antônio. A. S.; LASTÓRIA, Luiz A.C. B. (Orgs.) Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010. [ Links ]

BACON, Francis. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza/Nova Atlântida, coleção: Os Pensadores. Trad. José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Pensadores) [ Links ]

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. [ Links ]

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. Jose Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista., 1991. [ Links ]

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Org.) A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

GALIAZZI, M.C.; GONÇALVES, F.P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química. Nova, v. 27, n. 2, 2004. [ Links ]

GIL-PEREZ, D. et al. . Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz y papel e realización de prácticas de laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, v.17, n. 2, p. 311-320, 1999. [ Links ]

GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, p. 1, 2006. [ Links ]

GONÇALVES, F.P.; MARQUES, C.A. Problematización de las actividades experimentales en la formación y la práctica docente de los formadores de profesores de Química. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 67-86, 2013. [ Links ]

GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C.A. A Experimentação na Docência de Formadores da Área de Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 38, p. 84-98, 2016. [ Links ]

GOERGEN, P. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Avaliação, v. 19, n. 3, p. 561-584, 2014. [ Links ]

HODSON, D. A critical look at pratical work in school Science. School Science Review, v. 70, n. 256. p. 33-40, 1990. [ Links ]

GRECA, Ilena Maria; SANTOS, Flávia Maria Teixeira (Org) A pesquisa de ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. [ Links ]

HORKHEIMER, Max. Autoridade e família. Lisboa: editora Apáginastantas, 1983. [ Links ]

HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Textos escolhidos. Trad. Edgard Afonso Malagodi e Ronaldo Pereira Cunha. São Paulo: Nova cultural, 1991. (Coleção Os Pensadores). [ Links ]

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento. In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes , 2005. [ Links ]

LUNETTA, Vincent N.; HOFSTEIN, Avi; CLOUGH, Michael. Learning and teaching in the school science laboratory: an analysis of research, theory, and practice. In: LEDERMAN, Norman G.; ABEL, Sandra K. (Eds.). Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 393-441. [ Links ]

MASSI, L.; GIORDAN, M. Introdução à pesquisa com sequências didáticas na formação continuada online de professores de ciências. Revista Ensaio, v. 16, n. 3, p. 75-93, 2014. [ Links ]

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002. [ Links ]

SANTOS, Laymert. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34, 2003. [ Links ]

SCHANK, Patricia, KRAJCIK, Joseph, YUNKER, Molly. Can nanoscience be a catalyst for educational reform? In: ALLHOF, Fritz; LIN, Patrick; MOOR, James; SJOSTROM, J.; EILKS, I.; ZUIN, V.G. Towards eco-reflexive science education: a critical reflection about educational implications of green chemistry. Science & Education, v. 25, p. 1-21, 2016. [ Links ]

SILVA, T. E. M.; BERNARDINELLI, S.; SOUZA, F. F.; MATOS, A. PEREIRA; ZUIN, V. G. Desenvolvimento e Aplicação de Webquest para Ensino de Química Orgânica: Controle Biorracional da Lagarta-do-Cartucho do Milho. Química Nova na Escola, v. 38, p. 47-53, 2016. [ Links ]

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Trad. Antônio Zuin, Fabio Durão, Francisco Fontanella e Mario Frungillo. Campinas: Unicamp, 2010. [ Links ]

WECKERT, John (Orgs.). Nanoethics - the ethical and social implications of nanotechnology. New Jersey: John Wiley & Sons, 2007, p. 277-290. [ Links ]

ZANDONAI , D. P.; SAQUETO, K. C.; ABREU, S. C. S. R.; LOPES, A. P.; ZUIN, V. G. Química Verde e formação de profissionais do campo da química: relato de uma experiência didática para além do laboratório de ensino. Rev. Virtual Quim., v. 6, n. 1, 73-84, 2014. [ Links ]

ZUIN, Vânia G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química. Campinas: Átomo, 2011. [ Links ]

ZUIN, V. G.; ZUIN, A. A. S. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educação e sociedade, v. 37, p. 757-773, 2016. [ Links ]

Downloads

Publicado

2017-04-25 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS