FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO
CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190115%20Palavras-chave:
Ensino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.Resumo
No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo crítico-reflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança.
In this study, we aim to evaluate a science museum’s continuing education course for teachers that work with elementary school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on the critical-reflective approach and the evaluation was done one semester after the activity’s completion, through semi-structured interviews and photo analysis. With the results, we found significant changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion, interdisciplinarity, planning and organization of the science course. Thus, the teachers understood the importance of science to the early years, and recognized the different possibilities and potentials of the discipline for the child’s holistic education.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. S. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 171-189. [ Links ]
AUGUSTO, T. G. S. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. 2010, 315p. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2013. 281p.[Links]
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p. [ Links ]
CARDOSO, A. M. et al. O movimento da autonomia do aluno: repercussões a nível da supervisão. In: ALARCÃO, I. S. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora , 1996, p. 63-88. [ Links ]
Carvalho, A. M. P; Gil-Pérez, D. Formação de professores de Ciências tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p. [ Links ]
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez , 2012 [ Links ]
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez , 1990. 207 p. [ Links ]
GARNETT, R. The Impact of Science Centers/Museums on their Surrounding Communities. Canberra, Austrália: Questacon, 2003. Disponível em: http://www7.nationalacademies.org/bose/Impact_Study_Final_Report_InformalSci_Resource.pdf. Acesso em: 16 jun. 2014. [ Links ]
JACOBUCCI, D. F. C. A formação continuada de professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil. 2006, 302p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. [ Links ]
JACOBUCCI, D. F. C.; MEGID NETO, J. Passado e presente da formação continuada de professores nos Centros e museus de ciências brasileiros. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. UNICAMP, Anais... 2011. [ Links ]
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5 ed. São Paulo: Cortez , 2008, p. 53-79. [ Links ]
Longhini, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 241-253, 2008. [ Links ]
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação, Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p. [ Links ]
NEIVA-SILVA, L.; KOLLER, S. H. O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia. Estudos de Psicologia. v. 7, n. 2, p. 237-250, 2002. [ Links ]
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p.14-33. [ Links ]
PAIXÃO, M. F.; CACHAPUZ, A. La enseñanza de las Ciencias y la formación de profesores de enseñanza primaria para la reforma curricular: de la teoria a la práctica. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona, v.17, n.1, p. 69-77, 1999. [ Links ]
PAULA, L; PEREIRA, G; PAULA, L; COUTINHO-SILVA, R. Formação continuada de professores em Centros e museus de ciências: um olhar acerca dos programas oferecidos nestes espaços. Latin American Journal of Science Education, v. 1, n. 2, p. 22037-22037-8, nov. 2014. [ Links ]
PEREIRA, G. R. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a formação continuada de professores: implantação e avaliação do programa formativo de um Centro de Ciência. 2014, 231p. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas- Biofísica). Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. [ Links ]
PEREIRA, G. R. et al. Ciências, Linguagens e Atividades Interativas na Educação básica. In: IVSeminário do Observatório da Educação. Brasília, Capes, Anais... 2013. p.1-8. Disponível em: http://www.seminarios.capes.gov.br/observatorio-da-educacao/resumos.html . Acesso em: 12 dez. 2013. [ Links ]
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5 ed. São Paulo: Cortez , 2008. p. 17-52. [ Links ]
RABONI, P. C. A. Atividades práticas de ciências naturais na formação de professores para as séries iniciais. 2002, 131p Tese (Doutorado em Educação). (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2002. [ Links ]
RAMOS, L. B. C.; ROSA P. R. S. O ensino de Ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008. [ Links ]
SCHÖN, D. Educating a reflexive practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. São Francisco: Jossey Bass, 1987. 347p. [ Links ]
VIANA, D. M.; CARVALHO, A. M. P. Formação permanente: a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2000. [ Links ]
ZEICHNER, K. M. The promise and pitfalls of reflective teacher education. In: III Congreso Nacional de Investigación Educativa. Cidade do México: Universidad Pedagógica Nacional, Anais... 1995. [ Links ]
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, Mai/Ago. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200012&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 19/08/2014. [ Links ]