FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO

CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS

Autores

  • Grazielle Rodrigues Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Livia Mascarenhas de Paula Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)
  • Lilian Mascarenhas de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Robson Coutinho-Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190115%20

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores.

Resumo

No presente trabalho, objetivamos avaliar um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecido por um museu de ciência, localizado em uma região de grande vulnerabilidade social da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. O curso se baseou no modelo crítico-reflexivo, bem como a avaliação transcorreu após um semestre do término das atividades, por meio de entrevista semiestruturada e análise de fotografias. Com os resultados, verificamos mudanças significativas nas práticas dos docentes como a inserção de novas metodologias, interdisciplinaridade, planejamento e organização da disciplina de Ciências. Dessa forma, os docentes compreenderam a importância das Ciências para os anos iniciais, assim como reconheceram as diferentes possibilidades e potencialidades da disciplina para uma educação mais holística da criança.

In this study, we aim to evaluate a science museum’s continuing education course for teachers that work with elementary school’s early years, from a socially vulnerable region in Baixada Fluminense at Rio de Janeiro state. This course was based on the critical-reflective approach and the evaluation was done one semester after the activity’s completion, through semi-structured interviews and photo analysis. With the results, we found significant changes in teachers’ practices and new methodologies’ inclusion, interdisciplinarity, planning and organization of the science course. Thus, the teachers understood the importance of science to the early years, and recognized the different possibilities and potentials of the discipline for the child’s holistic education.

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Publicado

2017-05-09 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS