LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

PHYSICS TEXTBOOKS AND ITS UNDER-UTILIZATION IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Luciana Bagolin Zambon Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114%20

Palavras-chave:

Utilização de livros didáticos; Ensino de Física; PNLD.

Resumo

Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a utilização de Livros Didáticos (LD) de Física em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB). Para a coleta de informações, utilizamos questionários e realizamos entrevistas com professores de Física de EPEB na cidade de Santa Maria/RS. Podemos afirmar que os professores não costumam ficar presos aos LD, mas parecem ficar presos a uma certa “forma de ensinar Física” que se constitui em parte pela tradição já naturalizada de como ensinar Física e em parte pela sua própria experiência profissional docente. Essa forma de ensinar tem os exercícios como ponto central, e a presença de LD no cotidiano escolar, reafirmada de modo mais intenso a partir do PNLD, não tem contribuído para modificá-la.

We present a summary of the results of an investigation about the use of Physics textbooks (LD) in basic education public schools (EPEB). To collect information, we used questionnaires and interviews with EPEB Physics teachers in Santa Maria/RS. We can say that teachers do not get stuck to the LD, but seem to get stuck at a “way of teaching physics” that is constituted partly by the tradition already traditional on how to teach Physics and partly by their own teaching experience. This way of teaching has exercises as the central teaching point and the LD’s presence in daily school, reaffirmed more intensely from PNLD, has not contributed to change it.

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Publicado

2017-05-22 — Atualizado em 2021-04-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS