LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PHYSICS TEXTBOOKS AND ITS UNDER-UTILIZATION IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190114%20Palavras-chave:
Utilização de livros didáticos; Ensino de Física; PNLD.Resumo
Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a utilização de Livros Didáticos (LD) de Física em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB). Para a coleta de informações, utilizamos questionários e realizamos entrevistas com professores de Física de EPEB na cidade de Santa Maria/RS. Podemos afirmar que os professores não costumam ficar presos aos LD, mas parecem ficar presos a uma certa “forma de ensinar Física” que se constitui em parte pela tradição já naturalizada de como ensinar Física e em parte pela sua própria experiência profissional docente. Essa forma de ensinar tem os exercícios como ponto central, e a presença de LD no cotidiano escolar, reafirmada de modo mais intenso a partir do PNLD, não tem contribuído para modificá-la.
We present a summary of the results of an investigation about the use of Physics textbooks (LD) in basic education public schools (EPEB). To collect information, we used questionnaires and interviews with EPEB Physics teachers in Santa Maria/RS. We can say that teachers do not get stuck to the LD, but seem to get stuck at a “way of teaching physics” that is constituted partly by the tradition already traditional on how to teach Physics and partly by their own teaching experience. This way of teaching has exercises as the central teaching point and the LD’s presence in daily school, reaffirmed more intensely from PNLD, has not contributed to change it.
Downloads
Referências
BAGANHA, Denise E. O papel e o uso do Livro Didático de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2010. [ Links ]
CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 2008, v. 10, n. 1, p. 1-28. [ Links ]
ESPÍNDOLA, Danielle P. A. O uso do Livro Didático em sala de aula, por professores de História. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2003. [ Links ]
FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O estado da arte do livro didático no Brasil. Brasília: Reduc. 1987. [ Links ]
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. 2. ed. Ijuí: Editora da UNIJUÍ. (Coleção “Fronteiras da Educação”). 2006. ISBN 85-7429-003-3. [ Links ]
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed. 2009. ISBN 978-85-363-2055-7 [ Links ]
GUIMARÃES, F. M. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de ciências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2011. [ Links ]
LIMA, Maria E. C. de C.; SILVA, P. S. Critérios que professores de química apontam como orientadores da escolha do livro didático. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2010. [ Links ]
MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157,2003. [ Links ]
MIRANDA, Luciana C. Alguns Aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos Professores das Ciências Naturais na Educação Básica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. [ Links ]
MOLINA, Olga. Quem engana quem: Professor x Livro Didático. 2. ed: Campinas: Papirus, 1988. [ Links ]
MUNAKATA, Kazumi. Livro Didático e Formação de Professores são incompatíveis? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2002, Brasília. 2002 Anais... Simpósio6. Brasília: MEC/SEF, p.89-94. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf . Acesso em: set/2011 [ Links ]
PACHECO, D. Análise dos exercícios propostos nos livros ddáticos de Física adotados nas escolas de segundo grau de Campinas. 1979. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1979. [ Links ]
PRETTO, Nelson de Luca. A ciência nos livros didáticos. Bahia: Editora da UNICAMP. 1985. [ Links ]
ROJO, Roxane. ‘Livros em sala de aula: modos de usar’. In: BRASIL, MEC. Materiais Didáticos escolha e uso. 2005. p. 35-42. (Boletim 14). [ Links ]
SANTOS, Célia R. S. A mediação do livro didático de Física em um processo de ensino-aprendizagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba. 2001. [ Links ]
SANTOS, Cibele M. C. dos. O livro didático: as escolhas do professor. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2007. [ Links ]
SANTOS, Cícero G. dos. Livro didático de português: da proposta teórico-metodológica às adaptações no ensino da escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Campina Grande. 2009. [ Links ]
TIMBO, Isaide B. O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007-2009). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009. [ Links ]
ZAMBON, L. B. Seleção e utilização de livros didáticos de física em escolas de educação básica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. 2012 [ Links ]