A Relação Teoria-Prática na Formação do Educador e seu Significado para a Prática Pedagógica do Professor de Biologia

Autores

  • Lia CardosoRocha Saraiva Teixeira UFMG
  • Ana Mourão Oliveira UFMG

Resumo

Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as conseqüências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados. As ementas de algumas disciplinas foram cruzadas com os dados obtidos por meio de questionários submetidos a professores, alunos e ex-alunos desse curso. Com auxilio da literatura especializada conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de
aula da educação básica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA