ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL E PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: “NOVO” ENFOQUE À MEMÓRIA CULTURAL

Autores

  • Ronaldo A. Rodrigues da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

arqueologia industrial, patrimônio industrial, memória cultural, patrimônio cultural

Resumo

Este trabalho visa apresentar as possibilidades de estudo da arqueologia industrial e patrimônio industrial como foco de trabalhos relativos à memória cultural. Busca propor a realização de pesquisas da memória e história industrial com a preocupação de inserir este segmento nos conceitos de patrimônio cultural. Tem por propósito apresentar e incentivar a preservação industrial e a história dos investimentos empresariais e industriais realizados no Brasil. A partir dos conceitos de patrimônio e arqueologia interligados aos de cultura e memória, são consideradas as principais linhas de estruturação e a discussão dos pilares, variáveis e propostas metodológicas para um modelo para a preservação da memória industrial brasileira. Proporcionar uma “história de vida” empresarial, segundo as perspectivas sócio-econômicas e culturais, e construir a memória de um processo de industrialização ou implementação de uma organização em sua totalidade constituem-se nosso foco central. Fazem parte de nossa reflexão principal os estudos de patrimônio industriais e sua conseqüente valorização no Brasil, que são embrionários e muitas vezes incluem uma trajetória fragmentada do conteúdo da memória industrial. Ao final, um convite para pensar sobre as possibilidades da arqueologia industrial como preservação da memória e cultura industriais e elo para a cultura brasileira apresenta-se como interrogativa sem resposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo A. Rodrigues da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em História e Património (Universidade do Minho / Portugal - 2017), apostilado com título de Doutor em História (UFMG / Brasil - 2018); Mestrado em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais - 1999); Máster em "Conservación y Restauración del Patrimonio Arquitetónico y Urbano" (Escuela Técnica Superior en Arquitectura de Madrid / Universidad Politécnica de Madrid / Espanha - 2008); Especialização em Sociología - Diploma de Estudios Avanzados (Universidad Complutense de Madrid / Espanha - 2003); Especialização em "Ética, Capital Social y Desarrollo en la Universidad" (Organização dos Estados Americanos - 2004); Bacharel em "Engenharia Elétrica - Ênfase Sistemas Eletrônicos" (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - 1989); Bacharel em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais - 1994); e Bacharel em "Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis" (Universidade Federal de Minas Gerais - 2016). Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Áreas de pesquisa: Gestão Empresarial e Estratégica da Produção; História Econômica e de Empresas; Gestão Cultural e Patrimonial com atuação nos seguintes temas: Arqueologia Industrial e Patrimônio Industrial.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Silva, R. A. R. da. (2010). ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL E PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: “NOVO” ENFOQUE À MEMÓRIA CULTURAL. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33874

Edição

Seção

Artigos