REVITALIZAÇÃO DAS FACHADAS DO PAVILHÃO MOURISCO

Autores

  • Bettina Collaro Goerlich de Lourenço Instituto Brasileiro de Museus

Palavras-chave:

Argamassa, pintura original

Resumo

A apresentação deste estudo de caso tem por finalidade divulgar as diversas investigações, realizadas ao longo de quase dez anos, acerca da camada de sacrifício e/ou pintura original das fachadas ornamentais em argamassas de cimento, areia e cal, do Pavilhão Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz. Os resultados alcançados foram comparados com a camada de pintura de proteção original remanescente à base de cal, avaliando o aspecto cor, textura, brilho, aderência e durabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bettina Collaro Goerlich de Lourenço, Instituto Brasileiro de Museus

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Metodista Bennett (1990) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Conservação e Restauração de Bem Cultural Edificado - PROARQ (1999). Atualmente é cedida para o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no Museu Victor Meirelles em Florianópolis /SC, pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural Edificado, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, patrimônio arquitetônioco histórico, argamassas, conjunto arquitetônico, restauração e pinturas murais.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Lourenço, B. C. G. de. (2010). REVITALIZAÇÃO DAS FACHADAS DO PAVILHÃO MOURISCO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33875

Edição

Seção

Artigos