A CONSERVAÇÃO COMO FORMA DE MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA
O CASO DA SOCIETÀ ITALIANA DI MUTUO SOCCORSO, PIRACICABA-SP
Palavras-chave:
Conservação, Memória coletiva, Italianos, PiracicabaResumo
A cidade de Piracicaba - SP recebeu um grande contingente de imigrantes italianos entre os séculos XIX e XX e isso tem grande reflexo na configuração cultural da população ali residente. Considerada “a casa dos italianos em Piracicaba”,a Società Italiana di Mutuo Soccorso,que abrigava e acolhia “os filhos da Itália” nos séculos passados,é um marco hoje não apenas para seus descendentes,mas para todos que se identificam naquela cultura. Preservar essa memória não é apenas preservar o monumento, mas igualmente toda cultura enraizada na sociedade piracicabana. Em seu texto “O estrangeiro”,Simmel (2005) caracteriza como estrangeiro a figura que marca e caracteriza, através do anonimato,a cidade,o espaço urbano contemporâneo. Por suas particularidades,diferencia-se da população do local em que se fixa,podendo nunca se inserir totalmente em grupos locais e, muitas vezes, nem mesmo seus descendentes. À vista disso,ações preservacionistas em relação aos monumentos da sociedade moderna são tidas como importantes para a memória coletiva,visto que criam uma ponte afetiva, sensorial,cognitivo entre passado x presente. Alois Riegl é importante figura para os estudos de conservação dos monumentos,visto que leva em consideração as diferentes percepções que os mesmos causavam nos indivíduos. Bens históricos são valiosas fontes de história e memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.