Documentação e patrimônio arquitetônico moderno

estudo sobre as residências de Geraldino Duda na década de 1960, na Paraíba

Autores

  • Alcilia Melo ufcg
  • Camilla Meneses Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP

Palavras-chave:

patrimônio moderno, arquitetura moderna, documentação

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo três residências unifamiliares, projetadas em 1960, pelo arquiteto autodidata e engenheiro Geraldino Duda, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O objetivo do artigo é divulgar a produção arquitetônica de Duda, bem como contribuir com as discussões quanto à documentação da arquitetura moderna no cenário brasileiro. O estudo é resultado de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Arquitetura e Lugar, através da linha história da arquitetura e da cidade moderna Form CG, que tem investigado e documentado o acervo moderno existente na cidade de Campina Grande. A metodologia consiste em utilizar fontes primárias, como arquivos públicos e privados; e fontes secundárias, como bibliotecas e rede virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Meneses, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP

Mestranda bolsista CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na área da Tecnologia da Arquitetura, atuando na Linha de pesquisa: Processo de produção da Arquitetura e do Urbanismo/Representações. Atualmente, estudando sobre cor na arquitetura, mais especificamente as possibilidades cromáticas das pastilhas cerâmicas de edifícios modernos em São Paulo. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participou como pesquisadora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC),no período um ano (2016 á 2017), com pesquisa intitulada "Geraldino Duda. Contribuições para a difusão da modernidade arquitetônica campinense. 1960-1970". Participou também como bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) por um ano (2015 á 2016), com pesquisa intitulada "A influência da Escola do Recife na arquitetura de Campina Grande. 1950-1970".

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Melo, A., & Meneses, C. (2017). Documentação e patrimônio arquitetônico moderno: estudo sobre as residências de Geraldino Duda na década de 1960, na Paraíba. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33989