PATRIMONIO Y AGRICULTURA URBANA EN RECIFE
ANÁLISIS Y DIRECTRICES PARA EL BARRIO DE VÁRZEA
Palavras-chave:
Agricultura urbana, Urbanismo, Paisagem, Patrimônio, DiretrizesResumo
Desconhecimento em relação ao patrimônio agrícola urbano é evidente na América do Sul e como foi demonstrado pelo grupo de pesquisa COST Action Urban Agriculture - Europe: a agricultura urbana é uma ferramenta para resolver questões sociais, econômicas e problemas ambientais, mas não é reconhecida como o tal. Este artigo apresenta a aplicação da Convenção Européia de Paisagem e da pesquisa do COST Action num estudo no bairro da Várzea, na cidade do Recife, com o objetivo de verificar a aplicabilidade desta metodologia no contexto brasileiro, fruto parcial da pesquisa do mestrado em Arquitetura da Politecnico di Milano. O bairro é uma região ocupada desde o século XVII e se manteve essencialmente rural até meados do século XX, quando se tornou parte integrante do tecido urbano do Recife. Atualmente o bairro ainda mantém características bucólicas com a manutenção de algumas atividades agrícolas e permanências arquitetônicas, porém, este patrimônio necessita de preservação e promoção. Para mitigar esta questão o artigo apresenta o processo de desenvolvimento das diretrizes para sua regeneração, com o uso de um quadro teórico desenvolvido fora do Brasil objetivando propor um experimento sobre um novo conjunto de ações para regenerar o sítio e explorar suas potencialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.