Architecture vernaculaire et mémoire: approche méthodologique de l'investigation
ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA INVESTIGAÇÃO
Mots-clés :
arquitetura vernácula, saberes locais, metodologia interdisciplinar, comunidades tradicionais, coletivos humanosRésumé
Este artigo apresenta como os aspectos teóricos do estudo da arquitetura vernácula podem dialogar com outras áreas do conhecimento das ciências sociais e como pesquisadores de áreas como a antropologia, a sociologia e a arqueologia trabalham e interagem com comunidades tradicionais. A partir deste entendimento, busca-se estabelecer uma metodologia interdisciplinar de trabalho com vista a uma análise mais abrangente sobre a arquitetura vernácula. Desta forma, espera-se que modos tradicionais de construção possam ser conhecidos a partir de elementos que vão além das suas edificações e das técnicas de construção trabalhadas. Com base na literatura estudada, pode-se dizer que é possível estabelecer uma relação estreita entres os conceitos da arquitetura vernácula com os métodos de trabalho das áreas do conhecimento citadas, de modo que possa ser desenvolvida uma metodologia interdisciplinar de trabalho que proporcione um estudo mais aprofundado que poderá contribuir para o melhor entendimento acerca da relação das comunidades com os seus saberes construtivos tradicionais.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.