AVALIAÇÃO DO EDIFICADO E ESPAÇO PÚBLICO POR MEIO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE IMÓVEIS
ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DO ARCO DO CEGO EM LISBOA
Palavras-chave:
Patrimônio, Reabilitação Urbana, Habitação social, Espaços PúblicosResumo
Bairro do Arco do Cego, localizado em Lisboa, surge na primeira metade do século XX como um marco na política de habitação social em Portugal. Diante da problemática habitacional e social em que se encontrava Lisboa, uma série de documentos legais e projetos surgem como instrumentos para mitigar e solucionar tais questões. O Bairro do Arco do Cego emerge em meio a este cenário. Sua construção é iniciada em 1918 e realizada ao longo de 16 anos, nos quais é possível identificar o contexto de mudanças basilares em Portugal. O presente artigo busca criar um relatório diagnóstico sobre o estado de conservação do patrimônio arquitetônico construído em uma área demarcada no Bairro do Arco do Cego, assim como analisar o espaço público existente no local. A delimitação se deu pela existência de equipamentos fundamentais na dinâmica do bairro, assim como pela viabilização da análise pretendida. O principal objetivo deste estudo é identificar, por meio de fichas de levantamento do Método de Avaliação do Estado de Conservação de Imóveis (MAEC), o estado atual das edificações do bairro, observando eventuais descaracterizações arquitetônicas e necessidades de intervenção, assim como a interação dos usuários com o espaço público existente e seu estado de conservação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.