PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

CONTRADIÇÕES E REFLEXÕES NO ÂMBITO DA CULTURA POPULAR

Autores

  • Gabriela Vilas Boas Ornelas Empresa privada
  • Doralice Barros Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

patrimônio cultural imaterial, cultura popular, políticas públicas

Resumo

O Registro do patrimônio imaterial transfere simbolicamente para o Estado a função de proteção e subsídio das expressões culturais do povo, que também deve ser parceiro. O reconhecimento institucional torna as culturas populares elemento característico nacional, ao passo que tornar-se patrimônio cultural reconhecido pela sociedade requer trabalho de criação novas referências coletivas e pedagógicas contidas nas propagandas, eventos culturais e objetos vendáveis. Implicam-se, então, novos processos que devem ser repetidamente discutidos, a fim de se compreender melhor, a real extensão da proposta política de proteção das expressões do povo, dentro do sistema capitalista. Tornar patrimônio cultural uma manifestação é fazer com que seja conhecida por todos e, consequentemente, tê-la também interpretada e adaptada. Assim, com o Registro, surgem contradições no âmbito do patrimônio cultural imaterial. Essas serão averiguadas neste artigo, objetivando destacar que o valor do instrumento seja reconhecido e, paralelamente, discutido de forma crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Vilas Boas Ornelas, Empresa privada

Arquiteta Urbanista e Mestre em Geografia, ambos pela UFMG. Pesquisas realizadas com ênfase em Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, Estudos em Cultura e Organização do Espaço Urbano. Já atuou como professora de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo. Atuante no relacionamento com comunidades e responsabilidade social, execução e acompanhamento de gestão territorial integrada. Experiência em trabalhos de campo e elaboração de relatórios. Avaliação e gestão do patrimônio cultural, incluindo orientações para gestores públicos acerca da administração municipal urbana do patrimônio cultural. Elaboração de levantamentos e desenhos arquitetônicos e urbanísticos.

Doralice Barros Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada (1986) e mestre (1992) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Geografia pela Universidade de Montréal (2002); professora Titular da UFMG, com pesquisas em Geografia Humana em geografia urbana, conflitos territoriais, produção e organização socioespacial de áreas de proteção ambiental, representações sociais e ideologias. Pesquisas realizadas: a atuação do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e em Minas Gerais na construção do pensamento geográfico; a influência do livro ?Através do Brasil? na construção do pensamento geográfico escolar; os cursos de Geografia das Universidades Federais de Minas Gerais e de Uberlândia: memória dos docentes. Em outubro de 2016 fui professora visitante na Universidade de Lille 1 (França), instituição com a qual desenvolvi a pesquisa Riquezas Compartilhadas, subprojeto Riquezas naturais, diversidades naturais e diversidades sociais. Responsável pelo convênio entre a UFMG e a Universidade de Lille 1, de duplo diploma para a Pós-graduação e participação na elaboração de jogos de tabuleiro e digital no projeto Saberes do/para o Mosaico Sertão Veredas/Peruaçu: construindo possibilidades de ensino/aprendizagem, em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Pesquisadora no grupo de pesquisa Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais liderado pelo prof. líder Renato Cesar Ferreira de Souza. Em 2019 contribuiu no curso Análise do discurso e ideologia: questões de método, com a profa. Rogata Soares del Gaudio, na Universidade de Rovuma, extensão Niassa em Moçambique.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Vilas Boas Ornelas, G., & Barros Pereira, D. (2018). PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: CONTRADIÇÕES E REFLEXÕES NO ÂMBITO DA CULTURA POPULAR . Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34035