A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL COMO ESTRATÉGIA DE MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Patrimônio natural, Mitigação, Mudanças climáticasResumo
Desde a segunda metade do século 20 têm sido observadas mudanças na atmosfera e nos oceanos devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa (GEE). A esse respeito, há consenso científico sobre a origem antropogênica do aquecimento global. Por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os países buscam erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade e combater as mudanças climáticas. As estratégias de mitigação das mudanças climáticas buscam reduzir a geração de gases de efeito estufa (GEE) e capturar parte daqueles que já estão na atmosfera. Nesse sentido, existem estratégias de mitigação, relacionadas à conservação do patrimônio cultural e natural, que podem contribuir com os objetivos propostos pelo ODS 11 e o ODS 15. São apresentadas três experiências desenvolvidas na Universidade Católica de La Plata (UCALP), Argentina, ligadas à mitigação das mudanças climáticas na perspetiva do patrimônio cultural e natural: Projeto de reabilitação energética de uma sala de exposição; Proposta de intervenção paisagística para um espaço expositivo; Curso de extensão Mudanças climáticas e avaliação de risco para o patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.